BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

segunda-feira, 16 de abril de 2012

José Mentor defende fim das transmissões das lutas não olímpicas pela televisão

Foto: Divulgação

Parlamentar petista defende fim das transmissões televisivas de lutas não olímpicas


Em entrevista ao programa Rádio TVPT entrevista o deputado José Mentor (PT-SP) foi enfático ao defender o fim das transmissões de lutas não olímpicas nos canais de televisão abertos. Para Mentor, as lutas de MMA são verdadeiras armas que podem levar os jovens a praticar mais e mais violência.
“É desumano porque os golpes que ela permite, ponta pé na cabeça, joelhada na cabeça, sequência repetida de socos e cotoveladas no rosto causam traumas fortes, quando o lutador já está quase abatido continua apanhando com golpes reiterados, enfim, eu digo que é uma briga de rua. No Brasil, você tem a proibição da rinha de galo, rinha de canário, rinha de cães, tem cidades como são Paulo que proíbe o rodeio que machuca o cavalo, machuca o touro, nós não podemos permitir uma luta dessas que é uma rinha humana, machuca o homem, a pessoa humana é uma coisa realmente bárbara.

Mentor explica o conteúdo do seu projeto: “Por isso, é que nós estamos com esse projeto, ele diz assim só pra você entender: só se pode transmitir ou televisionar lutas marciais olímpicas e as não olímpicas que existem várias que não são olímpicas, mas que são lutas marciais que tem filosofia de auto controle, de auto determinação, de não agressão, de auto defesa que esse é o conceito primitivo da luta marcial, da origem da luta marcial desde que sejam autorizadas pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos, então vão avaliar se aquele luta causa ou não trauma as pessoas e aí autorizam a transmissão, você tem por exemplo a capoeira, a demonstração da capoeira é como se fosse uma dança, é um negócio bonito, artístico de ver, você tem que procurar outras lutas marciais que também não são olímpicas e que quando tem demonstrações e até disputa, preservam , protegem os competidores e com isso evitam a agressão.”

O parlamentar tem percorrido o Brasil e recebido vários apoios, inclusive de lutadores que são contra a luta MMA. José Mentor afirma que não vivemos na “Idade da Pedra, temos que procurar a paz e o equilíbrio”. Informações e sugestões podem ser enviadas para o e-mail dep.josementor@camara.gov.br.
“Esse é um projeto muito polêmico e com muitos interesses, esta luta é uma das que mais crescem no mundo com muitos interesses econômicos, são interesses de poucos ganhando muito dinheiro com sangue e a desumanidade alheia, quem ganha mesmo é o empresário, aquele que produz, aquele que financia e que faz com que o campeonato se realize, as pessoas que entendem da forma que eu estou pensando precisam ajudar a difundir, conversando com os amigos, pois não temos espaço tão grande na mídia pra poder difundir isso o espaço da grande mídia é favorável a luta e ajudando a fazer o debate, o Eder Jofre foi lutador de box é contra o MMA, o Maguila é contra o MMA, o Ted Boy Marino que foi um dos astros da luta livre, também é contra o MMA. O Popó, que é deputado hoje, é a favor do MMA, então o debate tem que ser intensificado e as pessoas podem ajudar nesse sentido mandando e-mail pro gabinete e eu ficaria muito satisfeito em receber”, enfatiza Mentor.

(Ana Claudia Feltrim -  Rádio TVPT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário