BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

terça-feira, 20 de março de 2012

Padilha destaca parcerias entre ministérios para melhorar qualidade de vida da população

 
Alexandre Padilha, ministro da Saúde (Foto: Arquivo/MS)

Ministro afirma que a saúde hoje não é apenas uma agenda social, mas também uma agenda econômica do País.


Em entrevista ao Portal do PT, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha afirmou que as parcerias do Ministério da Saúde com outros ministérios são fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população brasileira.

“A saúde de uma pessoa é resultado de como essa pessoa vive e como ela mora e os hábitos que ela tem, e o grau de informação que ela tem sobre os seus problemas de saúde. É por isso que a parceria do Ministério da Saúde com outros ministérios é fundamental para que nós possamos melhorar a qualidade de vida da população brasileira”.

De acordo com o ministro dois grandes eixos de parcerias são fundamentais para o desenvolvimento de uma política de extensão da cidadania que, segundo ele, é uma das ações fundamentais de parcerias com outras pastas.

“E eu quero chamar a atenção para dois grandes eixos de parcerias: o primeiro, que vê a saúde como política social, e como promoção e expansão de cidadania. Tendo o programa ‘Brasil Sem Miséria’, coordenado pelo ministério de Desenvolvimento Social, como o grande eixo dessa política de ampliação da cidadania. E para o ‘Brasil Sem Miséria’ o Ministério da Saúde tem uma participação decisiva, pois até 2014, nós criaremos mais de 300 consultórios na rua, que atenderão uma parte das famílias que realmente estão excluídas do programa Bolsa Família”.

Segundo Padilha o outro eixo fundamental é a saúde sendo vista como desenvolvimento pois, segundo ele, a saúde hoje não é mais só uma agenda social, e sim uma agenda econômica do país.

“A saúde demanda 8% do PIB, e 35% do esforço de inovação tecnológicas no nosso país é da área da saúde. A saúde emprega mais de 12 milhões de trabalhadores nos vários setores da saúde, ou seja, não é possível o país crescer e ser rico economicamente, se não tiver uma forte agenda de desenvolvimento no campo da saúde, na indústria farmacêutica, na indústria de equipamentos e na indústria de serviços. Por isso, nós temos uma grande parceria com o Ministério de Desenvolvimento de Indústria e Comercio, Ministério de Ciência e Tecnologia e com o Ministério da Fazenda dentro do programa Brasil Maior.”, explicou o ministro.

(Fabricia Neves—Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário