BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Querem imputar ao PT os fracassos do PSDB em São Paulo

Publicado em 23-Fev-2012
 
Buscar no partido as causas para o impasse tucano pode ser bom para certos caciques... O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), acusa publicamente o PT de nacionalizar a disputa pela Prefeitura de São Paulo. Esta seria parte de uma suposta estratégia petista para derrotar seus correligionários e levar adiante o que chamou de "o projeto Lula da democracia de partido único".

"O objetivo do Lula é e sempre foi transformar o Partido dos Trabalhadores em um partido único", disse ele ao Estadão neste domingo. Para o cacique tucano, a candidatura do ex-governador José Serra a prefeito de São Paulo, "se confirmada, representa a resistência da democracia ao projeto da hegemonia petista".

Vozes como essa querem atribuir ao PT e às iniciativas do ex-presidente Lula aquilo que é exclusivamente um atributo tucano: a divisão do partido em São Paulo, o apoio do ex-governador José Serra ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o qual derrotou o governador Geraldo Alckmin em 2008. O fato é que Kassab não pode apoiar um candidato tucano do governador. Nem pode apoiar Gabriel Chalita (PMDB), que pode receber o apoio do palácio dos Bandeirantes, mesmo com uma candidatura tucana tipo Bruno Covas ou Zé Aníbal.

Guerra fraticida

A guerra fraticida tucana é que cria as condições para o apoio do prefeito Kassab a Fernando Haddad (PT). Uma candidatura como a de Serra deixaria a prefeitura, de novo, à mercê do futuro de Serra. O mesmo Serra que, aliás, toda cúpula tucana quer aposentar, e que ainda sonha com uma terceira candidatura a presidente.

Buscar no PT as causas para o impasse tucano pode ser bom para as consciências atormentadas dos dirigentes do PSDB, mas não resolve o problema do partido. Como conciliar Serra e Alckmin e ainda contemplar Aécio Neves, que espera ser ungido candidato sem disputas?

Ligar prematuramente o destino do Palácio dos Bandeirantes em 2014 à disputa da prefeitura paulistana, como fazem alguns analistas, é outro engano em voga. Uma vitória petista não necessariamente garante a conquista do governo de São Paulo, mas também serve como argumento para juntar os pedaços do aparelho tucano, totalmente dependente das máquinas do Estado e da prefeitura e do apoio da mídia conservadora que continua estimulando Serra. Esse é o discurso de quem se desespera ao ver o PT governando, de novo, a cidade de São Paulo, a maior do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário