BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Alexandre Padilha – Ministério da Saúde aponta diminuição da mortalidade materna

Alexandre Padilha, Ministro da Saúde. (Foto Ricardo Weg / PT)

O Brasil deve registrar, com base nos dados de 2011, a maior redução na mortalidade materna dos últimos dez anos.


No primeiro semestre do ano passado, foram notificados 705 óbitos por causas obstétricas, o que representa queda de 19% em relação ao mesmo período de 2010, quando foram registradas 870 mortes. O balanço foi apresentado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Estamos prevendo para 2011 a maior redução da taxa de mortalidade materna desde o começo dos anos 2000”, disse.

“A redução de 2011 é totalmente relacionada à ampliação dos serviços de saúde; é a maior redução. Nós estamos garantindo 19% nos primeiros seis meses. Acreditamos que a estimativa que o Ministério fez, de termos menos de 1.400 óbitos maternos no ano de 2011, vai ser alcançada”.

O Ministério classifica como morte materna o óbito ocorrido durante a gestação ou em até 42 dias após o parto. O prazo para o fechamento dos dados do segundo semestre de 2011 é de até 120 dias após o término do ano. A principal causa de morte das mulheres grávidas, segundo os dados, é a hipertensão, seguida por hemorragia, infecção pós-parto, infecção puerperal, doenças do aparelho circulatório e aborto. O ministro confirmou para março o início do cadastro nacional de gestantes, previsto na medida provisória 557, que vem provocando polêmica pela possibilidade de expor as mulheres grávidas. O ministro garantiu o sigilo do banco de dados.  “O SIS pré-natal, que é o Sistema de Informação de Saúde, onde os dados ficam privados e só acessa os profissionais de saúde, obriga a registrar as gestantes de alto risco”.

(Sandro Santos – RádioPT)


Nenhum comentário:

Postar um comentário