BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MPT pede condenação da Norberto Odebrech no valor de R$ 10 milhões

Construtora responsável pelas obras da usina hidrelétrica de Dardanelos, em Aripuanã, é acusada de cometer várias irregularidades trabalhistas
DA REDAÇÃO ww.hipernoticias.com.br

A Procuradoria do Trabalho em Sinop ajuizou ação civil pública contra a construtora Norberto Odebrecht S/A, requerendo a condenação da empresa no pagamento de R$ 10 milhões, a título de reparação por danos morais coletivos em favor da comunidade de Aripuanã. O autor da ação é o procurador do Trabalho Leontino Ferreira de Lima Júnior.

A ação é resultado de fiscalização realizada em novembro de 2009, pela Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso (SRTE/MT), nas obras de construção da usina hidrelétrica de Dardanelos, localizada em Aripuanã, onde foram detectadas várias irregularidades cometidas pela empresa, destacando-se, a terceirização ilícita, a prorrogação de jornada além do limite legal, a não concessão de intervalos mínimos para repouso e alimentação e a ocorrência da morte de dois trabalhadores no canteiro de obras, por choque elétrico.

Na época, a construtora integrava um consórcio formado por mais duas empresas e constituído com o fim específico de executar as obras de construção e instalação da usina hidrelétrica.
Diante da situação, o MPT/MT entendeu que houve uma lesão de natureza coletiva, que repercutiu negativamente na comunidade local de Aripuanã, que merece ser reparada, mediante a condenação da empresa ao pagamento de indenização pelos danos morais causados à coletividade.

No próximo passo do processo, que será a designação de audiência inaugural, a empresa poderá apresentar sua defesa.

O valor de eventual condenação será destinado à recomposição dos bens lesados, seja por meio de repasse ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), Fundo Estadual de Amparo ao Trabalhador (FEAT), ou à instituições ou programas/projetos públicos ou privados, sem fins lucrativos, que tenham objetivos filantrópicos, culturais, educacionais, científicos, de assistência social ou de desenvolvimento e melhoria das condições de trabalho na região de Aripuanã. (Com informações da Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário