BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 29 de abril de 2011

1º de maio: Com Lula e Dilma, trabalhador avança em suas conquistas

Sex, 29 de Abril de 2011 13:39

O trabalhador brasileiro alcançou um novo patamar a partir de 2003, com o governo Luiz Inácio Lula da Silva, num processo que tem continuidade e aprofundamento com o governo Dilma Rousseff. "O processo significa conquistas salariais, geração recorde de empregos e distribuição de renda", resumiu o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a fazer um balanço, nesta sexta-feira (29), das conquistas dos trabalhadores brasileiros nos últimos anos. Para o líder, essas conquistas devem ser celebradas com entusiasmo no no domingo, 1º de Maio, Dia do Trabalhador .

"Estamos dando sequência a uma política inovadora de valorização do trabalhador brasileiro iniciada em 2003, com a eleição histórica de um metalúrgico para a presidência do País. Desde então, não foram poucas as vitórias obtidas pelos trabalhadores brasileiros, tanto no que diz respeito à política de valorização do salário minimo, quanto à geração recorde de empregos (15 milhões) e renda. Com a presidenta Dilma, daremos sequência aos avanços , pois há ainda muitas conquistas a serem alcançadas. A luta dos trabalhadores continua", afirmou o líder petista.
Membro da Comissão de Trabalho da Câmara, o deputado Eudes Xavier (PT-CE) também fez um balanço positivo das conquistas trabalhistas no governo petista e ressaltou a importância da aprovação da política de recuperação do salário mínimo até 2014, aprovada este ano no Congresso. "A política permanente de recuperação do mínimo que aprovamos é fundamental para assegurarmos a valorização do salário mínimo no Brasil", ressaltou o petista.

JORNADA DE TRABALHO - O desafio agora, destacou o parlamentar, é avançar na proposta de redução da jornada de trabalho e na aprovação da proposta de criação de uma Secretária Especial da Micro e da Pequena Empresa, proposta pela presidente Dilma. "Os empresários querem aprovar projetos sobre desoneração da folha de pagamento. Por outro lado, os trabalhadores querem a redução da jornada de trabalho, sem perdas salarias. O nosso papel é promover esse debate para que possamos alcançar um acordo para aprovação destas duas propostas, que representam ganhos importantes para o mundo do trabalho no País", adiantou.

Em discurso na Câmara o deputado Vicentinho (PT-SP) lembrou que no governo do Lula, o salário mínimo aumentou 57% acima da inflação. "Nós fazíamos campanha, quando o salário mínimo era equivalente a 77 dólares, para chegar a 100 dólares. No governo Lula, chegou a 291 dólares. O 1º de maio é uma data que reúne pessoas que lutam e pessoas que conquistam, celebrou Vicentinho.

Empregos - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, informou esta semana que a geração de empregos no país este ano deverá superar os 2,5 milhões de postos criados em 2010. Lupi fez a estimativa com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O saldo de empregos gerados até o mês de março deste ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), é de 583.886 novos postos.

A taxa de desemprego nas seis principais capitais do país (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre) ficou em 6,5% no mês de março, pouco acima de fevereiro (6,4%) e a menor para meses de março desde o início da série, em 2002. A taxa de desocupação ficou bem abaixo de março de 2010 (7,6%). A população desocupada totalizou 1,5 milhão de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população ocupada (22,3 milhões) apresentou estabilidade em comparação com fevereiro. Na comparação com março de 2010, ocorreu elevação de 2,4% nessa estimativa, representando um adicional de 531 mil ocupados.

Edmilson Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário