BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Prêmio Diretos Humanos: agraciados destacam importância do trabalho de Ságuas


“Onde Ságuas está ele promove Direitos Humanos”, a frase dita pela coronel Zózima Dias dos Santos Sales, coordenadora do Projeto Rede Cidadã, foi um reconhecimento à importância do Prêmio Estadual de Direitos Humanos Padre José Ten Cate e um reconhecimento ao idealizador da honraria, deputado Ságuas.

O deputado lembrou o trabalho dedicado do Padre Ten Cate, destacando que o Prêmio serve para que se continue a luta, agregando mais pessoas. “Assim teremos uma sociedade mais justa e fraterna”, destacou Ságuas.

A coordenadora do Sintep em Várzea Grande, Cida Cortez, sugeriu que o deputado também receba o Prêmio na próxima edição. “Ságuas merece esse prêmio por ser um homem sensível, pela sua nobreza de espírito e sua qualidade em tudo que realiza”.

A solenidade de entrega do Prêmio José Ten Cate foi marcada por muita emoção. A biografia do padre foi destacada durante todo o tempo. Uma pessa única, original, brilhante, dedicada e dedicada foram alguns dos adjetivos creditados a ele.

Conheça mais sobre todos os agraciados na noite de quinta-feira, 9 de dezembro de 2010, com o Prêmio Estadual de Direitos Humanos José Ten Cate:

CATEGORIA:

1. PERSONALIDADES

IN MEMORIAN – PREMIADA 2010: Irmã DINEVA VANUZZI - “Nosso trabalho está escrito no coração de Deus”- Ir. Dineva.

Esta frase resume o trabalho de irmã Dineva, falecida no dia 2 de novembro de 2010, aos 73 anos de idade, na cidade de Porto Alegre - RS. Religiosa da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso, filiada ao Partido dos Trabalhadores, dedicou sua vida e missão à defesa do povo sofrido com profunda e profética intensidade. Participou da organização e fortalecimento de diversos movimentos sociais de nosso Estado, foi fundadora do Movimento Meninos e Meninas de Rua (1983). Irmã Dineva foi defensora incansável dos direitos humanos das crianças e adolescentes, em especial daquelas em situação de vulnerabilidade social, defensora do Direito à Terra, à Moradia, do Direito à Vida digna, pela sua denúncia corajosa dos abusos cometidos por diversos agentes, inclusive do estado, foi ameaçada de morte, mas nunca desistiu, mulher corajosa e destemida levantou sua voz em defesa do povo lutador que tanto amava.

Representantes: Irmã ANADIR VIRGINIA DOS SANTOS e Irmã MARIA MARLENE ARAÚJO LUZ

PREMIADO 2010:

Sr. DAMIÃO PARADZANE – Cacique Xavante da Terra indígena Marãiwatséde - “O Cacique Damião, da região de São Félix do Araguaia, é a principal referência da luta pelo retorno do seu povo para sua terra tradicional. O cacique Damião, pela sua atitude de denúncia dos abusos e injustiças contra seu povo, tem recebido muitas ameaças, inclusive de morte. Ele é para a luta dos povos indígenas um ícone da defesa dos direitos humanos a partir do direito territorial, é também símbolo de resistência de vários povos que ainda sofrem por estarem fora dos seus territórios tradicionais que tem sido invadidos pelos mais diversos interesses”. Pela sua ação permanente em defesa do Direito dos Povos Indígenas à Preservação da suas Terras tradicionais, o Direito ao fortalecimento da sua cultura o Cacique Damião Paradzane é reconhecido com o Prêmio Padre José Ten Cate - 2010.

MENÇÕES HONROSAS - 2010

Sr. CLOVIS ARANTES - Professor do sistema EAD da UNIVAG, Licenciado em Educação Física pela UFMT, Mestre em Políticas Públicas em Educação pela Universidade de Brasília-UnB, Doutorando em Educação, sindicalista. Militante dos Movimentos Sociais de longa data tem contribuído com a formação e capacitação através do Programa de Saúde e Prevenção, Direitos Humanos, dentre outros, nas escolas de Mato Grosso. O compromisso e militância do professor Clovis Arantes tem sido decisivos para o resgate da cidadania da população LGBT, desvendando preconceitos, discriminações e combatendo práticas que atentam contra os direitos dessa população, promovendo junto à sociedade o respeito à diversidade social, sexual e cultural.

Sr. GENILTO ADENALDO NOGUEIRA - Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana – CDDPH/MT, servidor público de carreira, presta relevantes serviços ao Estado de Mato Grosso desde 1982. Seu trabalho dedicado ao serviço das comunidades urbanas e rurais tem sido reconhecido com o Título de Cidadão Comunitário e Moção de Congratulação pela defesa da Cidadania, outorgados pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso. Na presidência do Conselho desde 2009 teve a missão de rearticular essa importante instância de participação colegiada da Sociedade Civil. Em parceria com a Procuradoria Nacional do Cidadão, o Ministério Público Federal, Governo de Mato Grosso, o Conselho elaborou a Cartilha “TODOS TEM DIRIETO A TER DIREITOS”, a mesma vem sendo divulgada de forma intensiva junto às comunidades escolares, comunidades e os mais diversos espaços, promovendo a discussão e reflexão sobre os Direitos Humanos.

Representante: Manoel Almeida Nogueira – Filho do homenageado

Sr. INÁCIO JOSÉ WERNER - Nasceu em Itapiranga - Santa Catarina, chegou a Cuiabá em 1982, formado em Ciências Sociais pela UNIRONDON e especialista em Movimentos Sociais pela UFMG. Engajado nas lutas populares, Inácio Werner foi Agente de Pastoral da Paróquia do Rosário e da Comissão Pastoral da Terra, é um dos fundadores do Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade, é um dos articuladores para a realização do Grito dos Excluídos e da romaria dos Trabalhadores. Desde julho de 2003 trabalha no Centro Burnier Fé e Justiça, participa da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo - COETRAE e do Conselho Gestor do Fundo de Erradicação do Trabalho Escravo - CEGEFETE. Sua árdua militância na defesa dos Direitos Humanos tem contribuído para a defesa da vida, o reconhecimento da dignidade dos povos marginalizados e animar permanentemente os Movimentos e organizações sociais de Mato Grosso.

Sr. JOSIAS OLIVEIRA DE SOUZA - Natural de Lavras de Lençóis - Bahia, chegou ao Mato Grosso na década de 60 no intuito de trabalhar no garimpo de diamantes, logo se envolveu no processo de organização dos garimpeiros e participou da fundação do Sindicato da categoria. Em 1972 chega a Várzea Grande e organiza o processo da primeira ocupação urbana na região da Grande Cristo Rei. Em 1990 participa da organização do Partido dos Trabalhadores - PT em Várzea Grande. É sócio fundador da Rádio Comunitária Alternativa Cristo Rei e do Centro de Direitos Humanos João Bosco Burnier. Com seus 80 anos de vida sempre trabalhando em prol do coletivo, participa dos movimentos sociais e da vida partidária, realiza e promove debates na comunidade sobre poder popular e direitos humanos.

Sra. Irmã MARIA DA PENHA ANDREON - Nascida na cidade de Castelo, no estado de Espírito Santo, foi seguir estudos no Rio de Janeiro, onde realizou seu noviciado. Professora, educadora popular, desenvolve incansável trabalho junto às crianças e adolescentes do município de Juina onde mora há mais de 06 anos, sempre dedicada às causas sociais realiza um brilhante trabalho na formação de lideranças para a promoção da cidadania e defesa dos Direitos Humanos.

Representante: João Batista Leite Gomes - Presidente da Câmara Municipal de Juina

Sra. SEBASTIANA PEREIRA ALVES - Mato-Grossense nascida no município de Chapada dos Guimarães, na área rural conhecida como Rio Manso, mora no bairro Carumbé em Cuiabá. A Sra. Sebastiana é mãe de 9 filhos e tem 19 netos, é servidora aposentada da Prefeitura de Cuiabá, membro da Legião de Maria e durante muito tempo foi voluntaria do Instituto Papa João XXIII. Presidenta do Grupo de Cururu e Siriri “CORAÇÃO CUIABANO”, composto por mais de 50 integrantes que ela reúne em sua casa para os ensaios e organização das apresentações. A Sra. Sebastiana Pereira Alves desenvolve um importante trabalho de resgate e preservação da cultura mato-grossense, promovendo o Direito Humano à cultura, contribuindo com o protagonismo e fortalecimento da cidadania dos artistas cuiabanos.

Sr. SEBASTIÃO MARQUES FERREIRA - Nasceu em São Gonçalo do Abaeté – MG, Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso, foi professor de Geografia em Arenápolis e Várzea Grande, sindicalista comprometido. O Professor Sebastião sempre esteve presente nas lutas pelo Direito à Educação Pública de qualidade em nosso Estado, alimentando o sonho e a esperança de uma vida mais digna e justa para todos e todas, acreditando e exercendo o diálogo democrático nas suas ações e no seu estilo de vida.

Sr. VILSON PEDRO NERY - Advogado, pós- graduado em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes, em Ciências Jurídicas pela Universidade de Mato Grosso – UNEMAT, Pós-graduando em Direito Eleitoral pelo ICE. Vilson Nery realiza Assessoria Jurídica para diversas Rádios Comunitárias e para o Sindicato de radialistas de Mato Grosso, tendo sido membro fundador da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias – ABRAÇO, é militante e assessor jurídico do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE, desenvolve também atividades Pro Bono junto a Associações de Moradores de diversos bairros de Cuiabá e Várzea Grande nos processos de regularização fundiária.

Sra. Tenente. Coronel ZÓZIMA DIAS DOS SANTOS SALES - Nascida no município de Nortelândia- MT, realizou sua formação acadêmica na Escola de Formação de Oficiais, no Rio de Janeiro, Pós- graduada em Gestão Organizacional de Segurança Pública pela UNEMAT, é membro do Comitê Estadual de Combate ao abuso e exploração de Crianças e adolescentes e do Conselho Estadual Antidrogas. È coordenadora do Projeto Rede Cidadã da SEJUSP que desenvolve um importante trabalho com crianças, adolescentes e jovens dos bairros de Cuiabá, próximos à região Planalto, resgatando a cidadania, a prevenção da violência doméstica e familiar, preocupando-se com prevenção antidrogas, garantindo atividades educativas, de geração de renda, cultura, esporte e lazer que incluem também as famílias das pessoas que participam do Projeto e a comunidade em geral.

2. ORGANIZAÇÕES SOCIAIS:

PREMIO 2010: ASSOCIAÇÃO BIOENERGÉTICA DE MATO GROSSO – ABEM / BIO-SAÚDE.


O início dos trabalhos da Associação se remonta ao ano de 1993, quando o Padre Renato Roque Barth chegou da Nicaragua, acompanhado de Urânia Robleto, para ministrar os primeiros 13 cursos do Método Bioenergético no Brasil, para um total de 700 pessoas. O método que emprega o uso de plantas medicinais se espalhou rápidamente e desde então tem realizado mais de tres milhões de atendimentos em diversos países da América Latina, África e países do continente europeu, garantindo o Direito Humano à Saúde, em especial das populações mais empobrecidas dos países em desenvolvimento. A ABEM é integrante, junto com outras 09 associações estaduais, da Associação Brasileira de Saúde Popular - ABRASP.

Representante: Padre Renato Roque Barth - integrante da ABEM – BioSaúde.

MENÇÕES HONROSAS - 2010

ASSOCIAÇÃO DE ESPINHA BÍFIDA DE MATO GROSSO - AEB/MT - Foi criada em 07 de fevereiro de 2004, a partir da luta de uma mãe Maria Dalva e um pai Elemar Maehler (em memória), pais de Luciano Matheus, que nasceu com espinha bífida. Perceberam que não era apenas sua família que tinha dificuldades para administrar as seqüelas dessa doença, mas muitas famílias que precisavam de informação, suporte médico e possibilidades de inserção social e econômica que lhes permitisse melhor atender aos seus filhos e filhas atingidos por esta patologia. A AEB/MT é uma entidade sem fins lucrativos, auto-gestionária, com o principal objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com espinha bífida no contexto familiar e social, bem como fazer prevenção da patologia, garantindo o Direito a uma vida digna dessas pessoas e das suas famílias.

Presidente: Sra. Maria Dalva Albert Maehler

ASSOCIAÇÃO MT MAMMA - AMIGOS DO PEITO - É uma Associação que surge em 03 de março de 2009, com a finalidade de auxiliar às pessoas portadoras de câncer de mama, promover programas educativos, prestar atendimento psicossocial, capacitar voluntários, entre outras ações. A Associação realiza seus trabalhos a partir de trabalho voluntário e realiza uma série de atividades para a sua. No mês de outubro promoveu a Campanha “Outubro Rosa”, movimento mundialmente conhecido pelo laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e a conscientização da população sobre a prevenção e enfrentamento da doença. A intensa dedicação dos associados do MT Mamma garante o direito humano à saúde não apenas das pessoas que participam das suas ações, mas de toda a população mato-grossense. Presidente: Sra. Gisele Auxiliadora de Almeida Rios

CENTRO DE ESTUDOS BÍBLICOS DE MATO GROSSO - CEBI/MT - Foi fundado em 1983 em Mato Grosso, está vinculado a uma articulação nacional constituída em julho de 1979. O CEBI é uma Associação ecumênica sem fins lucrativos, formada por homens e mulheres de diversas denominações cristãs, reunidos com o propósito de, a partir de uma leitura popular da Bíblia, desenvolver uma formação de lideranças que promovem e defendem a vida, tendo em vista da construção de uma sociedade mais justa e fraterna, trabalhando para o surgimento de uma nova consciência de cidadania e de direitos.

Coordenadora do CEBI/MT: Sra. Rosa Maria Werner

GRUPO LIVRE-MENTE: Conscientização e Direitos Humanos LGBT - Organização não governamental, criada há mais de 15 anos em Mato Grosso, seu trabalho tem por finalidade garantir os Direitos Humanos da Comunidade Homossexual, é filiada à Associação Brasileira LGBT. O principal objetivo dessa entidade é lutar parar garantir que a constituição brasileira seja respeitada em seu 5º artigo, quando assinala que os direitos são iguais para todos, para todas perante a lei, sem discriminação de nenhum tipo. Nos últimos anos tem sido a maior bandeira da organização desenvolver uma série de ações para efetivar parcerias que garantam a construção de políticas públicas que permitam o pleno exercício da cidadania para toda a população.

Presidente: Sr. Alexsanders Virgulino da Silva

REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ – RECID/MT - “É uma articulação de diversos atores sociais, entidades e movimentos populares do Brasil que assumem solidariamente a missão de realizar um processo sistemático de sensibilização, mobilização e educação popular da população, principalmente de grupos vulneráveis econômica e socialmente (indígenas, negros, jovens, LGBT, mulheres, etc.), promovendo o diálogo e a participação ativa na superação da miséria, afirmando um Projeto Popular, democrático e soberano de Nação”. Em nosso Estado a RECID atua desde 2003, tem desenvolvido uma série de atividades educativas para formação de lideranças, desempenhando também um significativo papel na articulação de movimentos sociais e comunidades, visando a promoção dos Direitos Humanos.

Representantes: Sra. Lorena Sanchez Gonzáles e Sra. Antonina Cajango de Oliveira - Educadoras Populares.

3. AÇÕES E EXPERIÊNCIAS:

PREMIO 2010: PROJETO “ATIVOS DAS MULHERES” - REDE MULHER DE EDUCAÇÃO – RME / NUEPOM


O Projeto é desenvolvido por educadoras da Rede Mulher de Educação e objetiva, a partir de diversas atividades, oficinas e vivencias, o reconhecimento e a valorização dos ativos das mulheres (capital humano, social, político, cultural) e o seu empoderamento pessoal e coletivo. Em Mato Grosso o Projeto Ativos das Mulheres é desenvolvido pela Rede Mulher, o Núcleo de Estudos sobre a Mulher e as Relações de Gênero – NUEPOM/UFMT e diversas parceiras.

Desde o ano de 2005 o Projeto está sendo desenvolvido com as mulheres albergadas na Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica “Celcita Pinheiro”, no município de Cuiabá, no sentido de fortalecer a defesa dos direitos humanos das mulheres a uma vida sem violência, seu direito a qualificação e autonomia financeira, inclusão social e afirmação do protagonismo feminino.

Representante: Sra. Maria Aparecida Cotti Silva – Educadora da Rede Mulher e integrante do NUEPOM/UFMT

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário