BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PF deflagra operação para combater crimes ambientais Polícia cumpre dez mandados de prisão em todo Estado


PF realiza operação na região de Juína em combate a exploração ilegal de madeira

DA REDAÇÃO

A Polícia Federal de Mato Grosso, em conjunto com o IBAMA, Forca Nacional e FUNAI, deflagrou no nesta sexta-feira (26), a Operação Pharisaios, visando o combate de crimes ambientais na região de Juína, relacionados à extração ilegal e comercialização de madeiras da Terra Indígena Serra Morena.

De acordo com dados da PF, foram cumpridos dez mandados de prisão, dois de condução coercitiva e 24 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal de Cuiabá. A polícia já apreendeu caminhões, pás carregadeiras, escavadeiras, reboques e documentos.

As investigações vêm sendo realizadas há um ano pela Polícia Federal. Em 15 de julho de 2010, após incursão na Terra Indígena Serra Morena, equipes da Operação Arco de Fogo encontraram grande quantidade de equipamentos pertencentes aos madeireiros criminosos.

Na ocasião foram apreendidos: uma pá carregadeira; um trator de esteira; quatro motocicletas; duas espingardas; uma escopeta e um caminhão. Em 16 de agosto do corrente ano, em nova incursão à citada reserva indígena, foi encontrado e apreendido complexo maquinário composto por serras e motores que integravam uma serraria móvel, montada no interior da Terra Indígena Serra Morena.

Todo o material apreendido permitia a logística de extração e exploração de madeira da Terra Indígena, comprovando a ação de grupo organizado e armado, dedicado à prática de crimes ambientais em detrimento do patrimônio da União e do povo indígena Cinta Larga.

Um grupo de madeireiros da região, aliciava os índios e extraía ilegalmente a madeira no interior da Terra Indígena Serra Morena. São alvos da operação, neste primeiro momento, madeireiros e proprietários de planos de manejo da região de Juína.

Na operação, a partir da identificação das madeireiras destinatárias da madeira da Terra Indígena Serra Morena, foi constatado o mesmo esquema criminoso desvendado na Operação Jurupari, qual seja o "esquentamento" dessas toras de madeira extraídas ilegalmente de terras indígenas por meio de Guias Florestais (GFs) fraudulentas, emitidas por proprietários de planos de manejo autorizados pela SEMA/MT.

Pharisaios (grego)
Em português "fariseus". Nome dado aos judeus chamados por Jesus Cristo de hipócritas, "porque dizem e não praticam" (Evangelho Segundo São Mateus, Capítulo 23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário