BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Abicalil apresenta proposta ao Ministério da Fazenda para sanar dívida agrícola


Para encontrar uma solução de trânsito para o endividamento dos produtores rurais do Estado de Mato Grosso e de outras regiões do País, o vice-líder do Governo no Congresso Nacional, deputado federal Carlos Abicalil (PT), voltou a se reunir com o secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, terça-feira (13.07), em Brasília.

Abicalil apresentou ao secretário do Ministério uma proposta que altera duas resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN). Segundo a proposta, a modificação das resoluções 3772/09 – que amplia o prazo de pagamento das parcelas de investimento a serem prorrogadas – e 3860/10 – permite que em 2010 fosse aberto novo prazo para pagamento das parcelas vencidas entre 1º de julho de 2009 e 1º de março deste ano – beneficiaria produtores dos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

O secretário Nelson Machado garantiu estudá-las junto à área técnica do Ministério.

Cenário – O setor agrícola brasileiro tem enfrentado inúmeras dificuldades desde o ano de 2005 e que tem agravado, anualmente, com os custos de produção. Segundo representantes da Aprosoja, o número de inadimplência tem aumentado significativamente, uma vez que o lucro do produtor é menor que a sua dívida.

Os produtores elogiaram a posição do Governo Federal ao intervir, de forma curadora, desde o inicio da crise, agindo de maneira eficiente. Porém, eles defendem uma solução permanente e para tanto propõe que os juros sejam reduzidos, principalmente de maquinários antigos, bem como seja apontado uma equação definitiva quanto aos juros elevados de contratos anteriores ao ano de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário