BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pedro Eugênio reforça necessidade de criação de ministério para a micro e pequena empresa

Deputado Pedro Eugênio (PT-PE) com a presidenta Dilma - Foto: Mário Agra/PT

Petista fala sobre os desafios da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e das demandas para o setor ficar mais competitivo.


Em entrevista à Redio TVPT, o deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE) destaca os desafios que terá durante o ano na presidência da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa , como o de reforçar a necessidade de criação de um ministério para cuidar deste setor.Ele também falou da importânca do segmento na economia nacional, já que hoje o setor gera quase 70% dos empregos no país

” A pequena empresa e a micro empresa juntas são responsáveis pela maior parte do emprego gerado no país, em torno de 60 a 70%, e tem uma capacidade de disseminar e fazer com que o desenvolvimento não fique concentrado, pelo contrário. A micro e pequena empresa não pode ser abandonada à sua própria sorte porque diferentemente da grande empresa ela tem dificuldade de contratar técnicos em informática pra se modernizar, fazer um planejamento técnico adequado porque o planejamento de uma grande empresa é feito visando o mercado nacional e a micro empresa muitas vezes está ali no bairro precisando de um suporte maior do governo. Por isso é importante a criação do ministério que já está na pauta de compromissos da presidente Dilma”.

O deputado petista falou sobre as ações da Frente. “Nós temos uma tradição que vem de vários anos de ser um elo de ligação entre os interesses desse enorme conjunto de milhões de micro e pequenas empresas com entidades que tem interação forte e as representam,  como a COMICRO, FENACOM e o SEBRAE. Essa malha de entidades, somada com o conjunto de ministérios atuando principalmente no âmbito do conselho gestor do Simples tem tido na frente o principal instrumento de articulação para fazer avançar os interesses da micro e pequena empresa”.

Pedro Eugênio abordou ainda a necessidade de investimentos tecnológicos para o setor. “Nós temos que dialogar muito com o Ministério da Ciência e Tecnologia para fazer com que cada vez mais nós tenhamos um processo muito forte e intenso de transferência de tecnologia para as micro e pequenas empresas, para capacitá-las para exportar” .

Outro ponto destacado pelo parlamentar durante a entrevista é a importancia do Programa Brasil Maior, que tem feito a produtividade nacional aumentar e, consequentemente, fazendo crescer o número de empregos e elevando a destribuição de rende em todo território nacional.

“A questão do desenvolvimento tem esse viés, que é muito importante de ser sempre discutido, você pode ter algo que chame de desenvolvimento que, na realidade, é só crescimento. O PIB cresce, há aumento de emprego, mas a destruição de renda e de poder econômico das pessoas, das famílias, das empresas, ela continua muito concentrada e nós temos um outro modelo de desenvolvimento que é aquele que o PT vem defendendo e aplicando na prática desde o governo Lula. Estamos mostrando que ele é possível de ser aplicado e de se transformar em realidade que é dizer assim: nós vamos crescer sim, mas com mecanismos de distribuição de poder, distribuição de riqueza , distribuição de renda”.

(Ana Claudia Feltrim, Rádio TVPT—Gustavo Toncovitch, Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário