BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sábado, 14 de abril de 2012

Minha Casa, Minha Vida também nos pequenos municípios

ImagePublicado em 13-Abr-2012

Programa chega a cidades de até 50 mil habitantes...


Boa notícia esta de que o programa Minha Casa, Minha Vida foi ampliado e passará a atender, também, municípios com até 50 mil habitantes. Ontem, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que 2.582 cidades brasileiras passarão a contar com os benefícios do programa que contempla um dos maiores sonhos dos trabalhadores deste país: a casa própria.

“É preciso atender aos que mais precisam: falta casa e tem miséria, aí tem que estar o Minha Casa, Minha Vida", disse a presidenta aos prefeitos das cidades selecionadas. Ela aproveitou para ressaltar o papel deles neste processo: "os senhores vão identificar as famílias que precisam da casa própria para atender todos que querem concretizar um sonho".

Nesta 2ª fase do programa, as facilidades de acesso à moradia contemplam a população com renda mensal de até R$ 1.600,00. Cerca de R$ 2,8 bi serão investidos na construção de 107.348 unidades residenciais distribuídas nestes municípios. "Isso significa gerar oportunidades de emprego. O comércio local vai comprar produtos, as pessoas vão comprar cimento e, assim, como a gente faz justiça social, faz crescimento econômico. É com essa engrenagem que as coisas são feitas", explicou a chefe do governo.

Mudanças importantes

Presente ao evento, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), ex-prefeito de Cruzeiro do Oeste, município paranaense de 20.416 habitantes - segundo o Censo IBGE 2010 - comemorou a ampliação do programa. Ainda prefeito quando o Minha Casa, Minha Vida foi lançado no governo Lula, sua cidade ficou fora dos benefícios durante aquela 1ª fase que atendia municípios de 50 mil a 100 mil habitantes.

"De lá prá cá, muitas mudanças foram implementadas e ações passaram a acontecer nos pequenos e médios municípios", comemora o deputado. "O Minha Casa, Minha Vida é um dos programas mais importantes do governo federal e tem tornado real o sonho da casa própria de muitas famílias carentes brasileiras".

Zeca conta que no ano passado, a pedido da presidenta Dilma, foi feito todo um trabalho no Congresso de modificação da legislação do Minha Casa, para facilitar o acesso das pessoas ao programa e sua maior presença nos municípios - aí, já com foco, também, nas pequenas cidades.


135 municípios do Paraná são contemplados


O deputado festeja o fato de 135 municípios do seu Estado, o Paraná, terem sido contemplados pelo programa. Ao todo, 5.128 casas via municípios e Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) serão construídas no Estado."Foi feito todo um esforço técnico para que os municípios fossem bem orientados e apresentassem propostas de acordo com o que determinam as diretrizes do governo federal, do próprio PAC e do Minha Casa", conta Zeca. "Fico muito satisfeito em poder ajudar os municípios paranaenses neste processo".

Tudo indica que as boas novas continuam. A presidenta Dilma acenou com a possibilidade de que a meta desta 2ª fase do programa amplie dos atuais 2 milhões de casas previstas para 2,4 milhões até 2014. Como vocês podem ver, a prova inconteste de que justiça social caminha sim de mãos dadas com desenvolvimento econômico.

Foto: Antonio Cruz/ABr

Nenhum comentário:

Postar um comentário