BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Instituto KGM aponta os Melhores Prefeitos de Mato Grosso. Prefeito de Juína esta entre os Melhores


Além do prefeito de Água Boa, os gestores de Sapezal, Lucas do Rio Verde, São José do Rio Claro, Ponte e Lacerda, Juína, Juscimeira, Primavera do Leste, Colider e Nova Mutum encabeçam o ranking

RENATA NEVES
Da Reportagem

O prefeito de Água Boa, Maurício Cardoso Tonhá (PR), encerra seu mandato em 2012 ocupando o primeiro lugar no ranking dos prefeitos de Mato Grosso com maior aprovação popular. Com nota 8,73, o republicano foi o mais bem avaliado entre os prefeitos dos 50 maiores municípios do Estado pelo quarto ano consecutivo. O levantamento foi feito pela KGM Pesquisas, que ouviu a população das maiores cidades do Estado entre os dias 1º de março e 4 de abril deste ano.

A nota geral atribuída a Maurício Tonhá é resultado da média ponderada de todas as notas atribuídas pela população. Das 193 pessoas ouvidas pela pesquisa em Água Boa, 35,2% deram nota 10 e 29,5%, nota 9 à sua gestão. Apenas 0,5% atribuíram-lhe nota 0. O conceito ‘ótimo’ foi atribuído por 62,2% dos entrevistados e 33,2% classificaram seu governo como ‘bom’. No geral, o índice de aprovação foi de 90,6.

Na sequência da lista aparecem os prefeitos Jean Carlo Galli (PMDB), de Sapezal, Marino José Franz (PPS), de Lucas do Rio Verde, Massao Paulo Watanabe (PR), de São José do Rio Claro, e Newton de Freitas Miotto (PP), de Pontes e Lacerda, ocupando o 2º, 3º, 4º e 5º lugares, respectivamente.

Embora tenha assumido a prefeitura do município há apenas quatro meses, Jean Carlo Galli, que era vice-prefeito, manteve a avaliação positiva registrada pelo ex-prefeito João Cesar Borges Maggi (PR) e assegurou o segundo lugar da lista, ocupado pelo município no terceiro ano consecutivo.

O peemedebista teve o governo avaliado como ‘bom’ por 58,9% das 192 pessoas consultadas e como ‘ótimo’ por 32,3%. Apenas 1% dos entrevistados classificaram seu governo como ‘péssimo’. Ao transformar as avaliações em conceito, o índice de aprovação foi de 90,2.

A nota média recebida ao seu desempenho à frente da prefeitura foi 8,23. Do total de entrevistados, 26,6% lhe deram nota 8, 25,5% deram nota 10 e 22,4%, nota 9.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino José Franz, ocupa a terceira posição também pelo terceiro ano consecutivo. Apenas em 2009 a posição ficou invertida, com Lucas (sob o comando de Franz) ocupando a segunda colocação e Sapezal (na época administrada por Maggi), a terceira.

Franz recebeu 7,89 como nota média, sendo que 34% dos entrevistados atribuíram-lhe a nota 8, 18,6% a nota 9, 18% a nota 7 e 15,5% a nota 10. Classificaram seu governo como ‘bom’ 67,5% das pessoas consultadas e como ‘ótimo’, 27,3%.

Ocupando o 6º, 7º, 8º, 9º e 10º lugares da lista estão os prefeitos de Juína, Altir Antônio Peruzzo (PT); de Juscimeira, Valdecir Luiz Colle (PR); de Primavera do Leste, Getúlio Gonçalves Viana (PR); de Colíder, Celso Paulo Banazeski (PR); e de Nova Mutum, Lirio Lautenschlager (PMDB). Os habitantes das 50 cidades consultadas pela pesquisa representam 80% da população de Mato Grosso. No total, foram ouvidas 9.895 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário