BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 7 de março de 2012

Benedita da Silva: PT é protagonista na participação das mulheres

“O PT é o protagonista da política de cotas, de participação das mulheres nos partidos políticos”


“Participar da Constituinte foi um grande desafio. O PT se mobilizou, movimentou esses pais, nós fomos para as comissões trabalhar aquilo que nós acreditávamos. Tive o privilégio de estar na assembléia nacional constituinte ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva, então isso estimulou muito a bancada e nos tivemos uma ação muito afirmativa”, relembra a deputada Benedita da Silva, ao participar do programa Rádio TVPT Entrevista.

Na entrevista a parlamentar estava emocionada ao lembrar os desafios enfrentados pelas mulheres, diariamente. “Conseguimos fazer do deputado Lula o nosso presidente. Ele que começou a dar real valor a tudo o que fizemos na Constituinte, garantindo à população os direitos fundamentais”.
Benedita afirma que desde 88 as políticas de gênero avançaram muito. “O PT é o protagonista da política de cotas, de participação das mulheres nos partidos políticos, hoje nós estamos vendo mulheres em destaque, não só porque estão no primeiro escalão do governo, coisa praticamente inédita, mas por que nós somos protagonistas de uma história forte e marcante no país”.

Benedita comenta, ainda, o marco que será celebrado em 2012 – 80 anos do voto da mulher. “Estamos votando e é importante porque se não fosse importante nós não levaríamos tanto tempo para ter esse direito de votar, e muito mais do que isso, didaticamente o mundo masculino está reconhecendo, cada vez mais, que não dá para excluir as mulheres. Somos a maioria da população e são mulheres qualificadas, mulheres militantes, mulheres que estão trabalhando para que possamos fazer jus todo esforço e sacrifício de outras mulheres que conquistaram com suas lutas o direito de Benedita hoje aos 70 anos de idade aniversariar, eleitoralmente, e dizer que só foi possível porque houve lá trás mulheres que batalharam para que pudéssemos hoje garantir a nossa presença. Mas nós estamos cada vez mais exigentes.

Nós não somos laranjas, não queremos apenas preencher cotas, mas nós estamos brigando pela paridade, pelo direito da formação da qualificação e formação política de nós mulheres, para quando estivermos tendo a oportunidade de comemorarmos 81 anos do direito de voto da mulher, a paridade já possa estar nesse país para que nós mulheres possamos estar também nesses espaços mais representativos, porque de decisão política o PT já tomou todas, elegeu o primeiro trabalhador presidente da República, a primeira mulher presidenta da República, e as oportunidades para os negros, para as mulheres e para os indígenas para a nossa representação maior no Congresso Nacional, e nas outras instâncias de decisão nesse país. Estamos chegando lá”.

(Ana Cláudia Luz Feltrim – Rádio PT)

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário