BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Jilmar Tatto (PT-SP) assume liderança da bancada petista na Câmara dos Deputados

Gilmar Tatto discursa já como novo líder da bancada do PT na Câmara. (Foto Ricardo Weg - Portal do PT)

Acordo entre parlamentares permitiu indicação de Tatto para o cargo em 2012 e de José Guimarães em 2013


Para manter a coesão e o entendimento entre os integrantes da bancada do PT na Câmara foi construído um acordo para que o deputado federal Jilmar Tatto (SP) assumisse a liderança em 2012, garantindo a indicação do deputado federal José Guimarães (CE) para assumir o cargo em 2013.

“Nós cedemos a partir de uma questão central que é a unidade da bancada. O mais importante para mim neste momento era não deixar que a unidade interna se esfarelasse, como diriam lá no meu Ceará. Sinto-me lisonjeado em pertencer a esta que é a mais importante bancada desta Casa, peça chave nos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma”, disse José Guimarães ao explicar porque abriu mão da disputa do cargo neste ano.


O novo líder, Jilmar Tatto, adiantou as prioridades da bancada para o trabalho legislativo na Casa.  Entre os itens da pauta estão a votação do Código Florestal e das novas regras de distribuição dos royalties do petróleo. “Vamos procurar entendimento sobre o Código Florestal. O Código não é lei de curto prazo, é algo que se consolida a longo prazo”, afirmou o líder, que disse ainda que o impacto das novas regras dos royalties do petróleo também tem longa duração.  “Os royalties são uma questão de escolher o modelo de desenvolvimento para o país”, declarou.


O novo líder disse ainda que a lei que cria o Funpresp  deverá ser votada nos próximos dias, além da Lei Geral da Copa. O andamento das votações dependem da liberação da pauta do plenário, que está trancada por Medidas Provisórias.


Deputados comentam definição da liderança
Os deputados federais André Vargas (PT/PR) e João Paulo Cunha (PT/SP) explicaram como foi construído o entendimento para se chegar aos nomes de Jilmar Tatto e José Guimarães.


(Jamila Gontijo – Portal do PT, com informações da liderança do PT na Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário