BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sábado, 11 de fevereiro de 2012

"Governo mais feminino da história deste país"

ImagePublicado em 11-Fev-2012
Companheiras na cadeia, uma agora é presidenta, a outra ministra...

Presidenta Dilma e ministra Eleonora

Assim, com a frase do título acima, proferida durante a cerimônia de posse de Eleonora Menicucci no cargo de ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SMP), a presidenta Dilma Rousseff caracterizou sua administração, que conta agora com 10 ministras, realmente o maior número num único período de mandato presidencial de nossa história.

“Estou de lilás, tom e sobretom, em homenagem ao movimento feminista. Não poderia estar de outra cor”, brincou Eleonora. Lideranças feministas, integrantes do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres, companheiras da época da prisão (no Tiradentes, o presídio feminino durante a ditadura militar), amigos e familiares prestigiaram a posse da nova ministra.

A presidenta e a nova ministra mostraram como lidar com polêmicas levantadas pela mídia. O tema do aborto, levianamente explorado pela imprensa quando do anuncio de Eleonora na condução da pasta, foi abordado de forma clara e direta.

Falsas polêmicas
Image
Eleonora Menicucci
“[Eleonora é] uma feminista que respeitará seus ideais, mas que vai atuar segundo as diretrizes do governo em todos os temas sobre os quais terá atribuições", assegurou a chefe de Estado. “Quando assumimos o governo, nós governamos para todos os brasileiros e brasileiras, sem distinções políticas, religiosas ou de qualquer outra ordem", complementou.

A nova ministra lembrou a amizade de longa data que a une à presidenta (dividiram a mesma cela na prisão política) e emocionou a plateia ao homenagear os companheiros de luta na resistência e combate ao período militar. "Com muita tristeza, quero render minhas homenagens às mulheres, aos homens, jovens, que tombaram na luta contra a ditadura", destacou.

Os desafios na Secretaria para a adoção de políticas que levem correções à situação das mulheres brasileiras são gigantescos e Eleonora elencou alguns em seu discurso: a desigualdade na divisão do trabalho, a violência física, sexual e psicológica, os salários desiguais – entre tantos outros.

Compromisso arraigado

“Sei o peso que a investidura deste cargo me confere. Mas, o compromisso que tenho com a ampliação e garantia dos direitos das mulheres desde que sai da cadeia é tão arraigado que me tranquiliza assumir a tarefa”, afirmou a ministra Eleonora. Boa sorte, ministra!

Foto posse: Antonio Cruz/ABr
Foto Eleonora: Laura Cantall

Nenhum comentário:

Postar um comentário