BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Prefeito de Juína Altir Peruzzo (PT) receberá Prêmio de Destaque Nacional

Prefeito Altir Peruzzo Encontro Municipal do PT Foto Mario Alvim

Projetos que contribuíram para a sustentabilidade urbana e ações em prol da melhoria de qualidade de vida da população garantiram destaque nacional ao município de Juína, em 2011. O prefeito Altir Peruzzo receberá nesta sexta-feira (9), no Rio de Janeiro, o Prêmio de Destaque Nacional em Gestão Pública Municipal. Criado pelo Instituto Biosfera, o prêmio já está em sua 7ª edição e tem o objetivo de estimular e valorizar a gestão pública, revelando assim o grau de satisfação da comunidade com as ações desenvolvidas. Peruzzo será o único prefeito de Mato Grosso que receberá a premiação este ano.

Em todo o Brasil, 50 gestores serão agraciados, a partir da escolha realizada por uma comissão, criada pelo Instituto Biosfera. A comissão foi constituída por 57 conselheiros e 138 consultores do Instituto, distribuídos em todos os estados brasileiros. Em cada estado, a entidade dispõe de um mínimo de cinco representantes de cada categoria.

A pesquisa utilizou como critérios as conquistas e os avanços municipais sob a ótica da sustentabilidade urbana, contemplando aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais. Foram valorizadas também as administrações de municípios pequenos, médios ou grandes que se destacaram localmente ou regionalmente pela melhoria da qualidade de vida das suas populações.

Foram também considerados avanços alcançados nas seguintes áreas: obras de infraestrutura urbana, planejamento urbano, meio ambiente, saneamento ambiental, educação, saúde, bem-estar social, cultura, transporte, além de ações direcionadas à geração de trabalho, emprego e renda. A pesquisa premiou conjunto de projetos, ações e iniciativas que contribuíram efetivamente para a sustentabilidade urbana e melhoria da qualidade de vida da população.

O prefeito Altir Peruzzo disse que ficou muito satisfeito com a premiação, que é um importante reconhecimento do trabalho realizado na cidade. “Esse prêmio também é um estímulo para que possamos melhorar a nossa administração cada vez mais”, assinalou.

Os projetos desenvolvidos pelo município visam a sustentabilidade ambiental, mas também têm foco no desenvolvimento econômico e social. A prefeitura mantém um projeto de agricultura familiar, com a produção em sistema de consórcio de culturas, para manter a diversificação da produção. O objetivo é oferecer alternativas aos agricultores durante o ano todo, mantendo a produtividade, o emprego e a renda da comunidade. Algumas das culturas desenvolvidas são: pupunha, café e guaraná.

O município investiu também na construção do aterro sanitário, inaugurado na semana passada. Juína é uma das poucas cidades de Mato Grosso a construir o aterro, para o tratamento do lixo de forma adequada. A produção do lixo local é superior a 30 toneladas diariamente. O município também desenvolveu a campanha do IPTU deste ano para investir os recursos em obras de acessibilidade, como rampas, calçadas, entre outros.

Na educação a cidade é referência. Mantém 100% das crianças de 4 e 5 anos na escola, meta que o ministério da Educação estabeleceu para 2020. A boa gestão do município também tem garantido resultado na área de Saúde. O custo médio mensal do hospital municipal é de cerca de R$ 900 mil, sendo que a maior parte dos gastos é custeada pela prefeitura.

O município de Juína está localizado a cerca de 730 quilômetros de Cuiabá e possui aproximadamente 40 mil habitantes, sendo 34 mil na área urbana. Uma das principais características da administração municipal é o estímulo à participação da população nas audiências públicas e demais debates para definir os rumos da gestão. Temas como orçamento, obras, investimento são colocados em pauta em reuniões com a comunidade.

Agência de Notícias da AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário