BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sábado, 3 de dezembro de 2011

Mulheres convocam homens a usar branco em dia de luta contra violência

Sex, 02 de Dezembro de 2011 14:25
violencia mulher_D1Na próxima terça-feira (6) será  comemorado o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, data  instituída pelo governo do ex-presidente Lula. A comemoração faz parte das atividades da 21ª Campanha Internacional 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero.

“Vamos pedir aos homens que usem branco, em homenagem às mulheres vítimas de violência doméstica no Brasil, e ao Massacre da Escola Politécnica de Montreal, em Quebec, no Canadá, em 1989. Quatorze estudantes de engenharia mecânica foram mortas, e 13 foram feridas por  Marc Lépine, que odiava feministas”, destacou a coordenadora da bancada feminina da Câmara, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP).

Para a deputada Dalva Figueiredo (PT-AP), uma mobilização como essa, ajuda a conscientizar o sexo masculino sobre a importância de se respeitar os direitos da mulher.

“Quando os homens se envolvem é porque a campanha está dando resultado. Precisamos trabalhar a questão do gênero, a mudança de paradigmas e a divisão de papéis.  A Lei Maria da Penha, sancionada pelo ex-presidente Lula, em 2006,  é um passo importante, mas o caminho ainda é longo”, disse Dalva .

A deputada Luci Choinacki (PT-SC) também defendeu a mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres. “O machismo é uma questão cultural que precisa ser mudada. Bater  dói e a violência sexual é nojenta . Além de punir os agressores, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06), estabelece a criação de Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher com acompanhamento de profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde. Sou favorável, inclusive, à criação de um Casa de Recuperação dos Agressores”, afirmou.

No mesmo dia, a bancada feminina participa de três debates às 18h, no plenário 3.  O primeiro sobre “A questão étnica no Ano Afrodescendente” com a ministra Luiza Bairros, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial. O segundo, sobre o tema,  com o tema “A contribuição do Judiciário na Promoção da Igualdade de Gênero”, com a ministra Carmem Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal. E o terceiro sobre a “Saúde da Mulher e a Obstetrícia” com representantes da Faculdade de Obstetrícia da  Universidade de São Paulo (USP).

As deputadas do PT ressaltaram ainda a importância da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontecerá de 12 a 15 de dezembro, em Brasília. A ex-presidente do Chile  e diretora executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet - que luta pela participação igualitária entre homens e mulheres na política -, já confirmou presença no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário