BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sábado, 3 de dezembro de 2011

Classe trabalhadora: assista ao documentário sobre Assistência social

“O que sintetiza a nossa profissão é: Garantir direitos”, assim Pollyana Moreira define a profissão que escolheu para si, como assistente social.



A secretaria de comunicação do PT lança este mês mais um documentário da série “Classe Trabalhadora”. Dessa vez a série traz à tona a importância dos Assistentes Sociais, os trabalhadores responsáveis pela inclusão social, propondo ações para melhorar mudanças de vida em nossa sociedade.

Para Tereza Campello, a Ministra do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome, os profissionais da assistência social são fundamentais: “Eles executam uma grande parte das nossas ações. São eles que organizam o programa Bolsa Família, fazem o Cadastro Único, e agora no Brasil Sem Miséria, mais ainda”, diz.

Segundo dados do IBGE, o Brasil tem 16,2 milhões de pessoas vivendo na linha da “extrema pobreza”. Isso equivale a 8,5% da população vivendo com renda per capita igual ou menor a 70 reais, atingindo quase um em cada dez brasileiros.

O trabalho do assistente social ocorre nos bastidores da sociedade, assim explica a ministra Tereza Campello, “Muita gente não consegue ver a extrema pobreza e também não conseguem ver aqueles profissionais que trabalham com estes invisíveis”.

Apesar da sutileza do trabalho, a importância da função dos assistentes sociais gera indivíduos realizados com seu papel, é o caso de uma das entrevistadas pela série Classe Trabalhadora: “Sou muito feliz e sou uma pessoa realizada. Costumo dizer que se tivesse que viver uma nova vida, eu escolheria a profissão de Assistente Social”, conclui a assistente social formada há 30 anos, Nilsoneides Queiroz.
(Gustavo Serrate - Jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário