BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sessão solene homenageia Zumbi e celebra luta pela igualdade racial no Brasil

Sex, 11 de Novembro de 2011 17:27
negros1111_D1A Câmara realizou sessão solene, nesta sexta-feira (11), em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, data que reverencia o líder do quilombo dos Palmares, Zumbi. A iniciativa foi sugerida pelos deputados Luiz Alberto (PT-BA), Edson Santos (PT-RJ) e Amauri Teixeira (PT-BA).
Participaram da atividade diversos representantes de comunidades de terreiros e remanescentes de quilombos, além de militantes do movimento negro e autoridades vinculadas à luta pela igualdade racial, de várias unidades da federação. A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, e o presidente da Fundação Cultural Palmares, Elói Ferreira de Araújo, participaram da solenidade.

Amauri Teixeira falou sobre a beleza do evento e citou a dívida do Estado brasileiro com o povo negro. "Esta é a sessão solene mais bonita e emocionante que tivemos este ano na Câmara. Esse país ainda não reparou devidamente a dívida histórica que possui com o povo negro, especialmente com os quilombolas e com as comunidades de terreiro, que sofrem repressão e discriminação porque lutam para exercer os seus direitos", disse Amauri.

Luiz Alberto criticou o preconceito disseminado contra as crenças de origem africana. "O nosso povo negro é vítima, em todos os cantos do território nacional, do preconceito de algumas religiões, especialmente das religiões evangélicas, que usam, inclusive, concessões públicas de rádio e televisão para atacar as religiões de matriz africana. Esta sessão é importante para chamar a atenção para esse e para outros problemas que negros e negras enfrentam em sua luta por igualdade", disse Luiz Alberto.

Por sua vez, o deputado Luiz Couto (PT-PB), que é padre católico, denunciou os diversos tipos de violência que tornam a população negra a principal vítima das contradições sociais do Brasil. "A juventude negra é vítima da maioria dos homicídios, boa parte deles praticada pela polícia ou por grupos de extermínio. Uma pesquisa recente da OIT [Organização Internacional do Trabalho] mostrou que os trabalhadores vítimas da escravidão contemporânea são negros em sua maioria absoluta e, além disso, muitos foram vítimas do trabalho infantil. E as religiões de matriz afro-brasileira sofrem perseguições sistemáticas. Essas são algumas questões que o Brasil precisa encarar de frente e não pode mais tolerar", cobrou Luiz Couto.

Outra oradora na sessão solene, a deputada Erika Kokay (PT-DF), exaltou a memória de Zumbi e a "negritude" que marca a sociedade brasileira. "Estamos hoje aqui para celebrar a marca da resistência e da liberdade que Zumbi dos Palmares representa. No dia 20 de novembro nós comemoramos a imortalidade de Zumbi e lembramos que a nossa brasilidade é negra. Essa escravidão que teima em não acabar tem como contraponto os terreiros, que mantêm viva a nossa africanidade. Por isso essa escravidão quer calar os tambores. Contra isso nós afirmamos que é preciso fazer viver Zumbi dos Palmares", destacou Erika Kokay.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2011 como o Ano Internacional dos Afrodescendentes. Para marcar a ocasião e discutir os 10 anos da Declaração e Programa de Ação de Durban, Salvador (BA) sediará, entre 16 e 19 de novembro, o Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes.

Mais informações sobre o Encontro: http://funag.gov.br/afro21
Rogério Tomaz Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário