BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PREFEITO ALTIR PERUZZO É O 5º MELHOR PREFEITO DO ESTADO

O Prefeito de Juína-MT é o 5º Melhor prefeito do estado pelo 2º ano consecutivo

Editoria de Arte/Hipernotícia


O prefeito de Água Boa, Mauricio Tonhá (PR), mais conhecido como “Maurição”, conquistou pelo terceiro ano consecutivo a liderança no ranking IKGM de prefeito mais bem avaliado de Mato Grosso, em estudo realizado pela KGM Pesquisas. O prefeito obteve o índice e 88,5, numa escala que vai até 100. Ele também foi o prefeito mais bem avaliado nos anos de 2009 e 2010, quando obteve, respectivamente, os índices de 90,90 e 91,50.

De acordo com a KGM, o Índice de Popularidade dos prefeitos é extraído por meio da aplicação de pesquisas de opinião nos 50 maiores municípios de Mato Grosso, cruzando em cada um deles os dados de avaliação da administração - numa escala que vai de ótimo a péssimo -, com a nota média atribuída pelos entrevistados de cada cidade ao seu prefeito.

Em segundo e terceiro lugares também foram mantidos os prefeitos de Sapezal, Cesar Maggi (PR), e de Lucas do Rio Verde, Marino Franz (PPS). Maggi conquistou a segunda posição no ranking de 2011, com um índice de 87 de aprovação. Em 2010, ele conquistou um índice de 91,15.

Já Marino Franz, ficou em terceiro lugar no ranking com 73,15 de aprovação este ano, contra 82,15 do ano passado.

Além dos três primeiros colocados, sete dos 10 primeiros colocados no ranking de 2011 são prefeitos reeleitos, quebrando o tabu que rondava os políticos em cargo executivo no segundos mandatos.

São os casos de Getúlio Viana (PR), de Primavera do Leste, que ficou em quarto lugar, com índice de 69; Celso Banazeski (PR), de Colider, sexto colocado, com índice de 66,05; Newton Miotto (PP), de Pontes e Lacerda, que conquistou índice de 63,6, ficando em oitavo lugar; e também do prefeito de São José do Rio Claro, Massao Watanabe, que ficou em décimo lugar, com índice de 55,2.

Apenas três prefeitos de primeiro mandato figuram entre os dez primeiros na pesquisa da KGM. São eles Altir Peruzzo (PT), de Juína, que ficou com a quinta colocação; Valdecir Cole, do PR de Juscimeira, em sétimo lugar; e Juarez Costa, de Sinop e único do PMDB entre os primeiros colocados, em nono lugar.

REPUBLICANOS

Entre os prefeitos que ficaram nas dez primeiras colocações, seis são do PR. O partido também ficou com a maior bancada entre os dez primeiros no ranking de 2010, conforme mostra a KGM. Os demais partidos que figuram entre os primeiros são PPS, PT, PP e PMDB, um com prefeito cada.

Além disso, os prefeitos melhor avaliados administram municípios mais pujantes economicamente, tendo no agronegócio ou na pecuária suas principais atividades econômicas.

SOBE E DESCE

A KGM revela também que entre os dez primeiros colocados, houve bastante oscilação nas posições da maioria deles. Getúlio Viana, por exemplo, era o quinto melhor prefeito em 2009, caiu para 11º em 2010, e voltou para quarto em 2011.

Já Juarez Costa, de Sinop, foi o quarto em 2009, caiu para 12º em 2010, e ficou em nono este ano.

A maior oscilação entre os 10 primeiros foi a do prefeito de Pontes e Lacerda, Newton Miotto, que ficou 26º lugar em 2009, subiu para quinto em 2010 e ficou em oitavo este ano.

Já Massao Watanabe, de São José do Rio Claro, veio melhorando gradualmente: saiu de 25º em 2009, subiu para 16º em 2010 e ficou em 10º em 2011. No total, a KGM entrevistou 9895 eleitores nos 50 maiores municípios de Mato Grosso, que correspondem a 80% do eleitorado de Mato Grosso, entre os dias 26 de abril e 27 de maio.

Os municípios que compõem o estudo são Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Araputanga, Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães, Colíder, Colniza, Comodoro, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Juara, Juína, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Mirassol D’Oeste, Nobres, Nova Mutum, Nova Olímpia, Nova Xavantina, Paranatinga, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Poxoréo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário