BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

terça-feira, 24 de maio de 2011

Ságuas defende políticas de combate às drogas


O deputado Ságuas Moraes (PT-MT) defendeu em plenário a ampliação do debate sobre o combate às drogas no país para que as políticas de combate sejam efetivadas. De acordo com ele, o governo federal, o Congresso Nacional e os estados já têm algumas iniciativas. "Portanto, precisamos juntar toda essa experiência para fazer as coisas acontecerem", disse. Na avaliação do parlamentar petista, a educação é a forma de fazer a prevenção.

"A escola em período integral vai fazer com que a nossas crianças permaneçam o dia todo na aula e não sejam recrutadas pelo mundo do crime e das drogas. Com a educação, temos condições de ampliar as escolas profissionalizantes, implementados no governo Lula e que continuam em expansão no governo Dilma", ressaltou.

Ságuas Moraes defende ainda que o dependente químico seja tratado como caso de saúde pública. "O usuário de droga, o dependente químico, está doente e precisa ter o amparo do Estado Brasileiro. Temos algumas iniciativas, como os Centros de Atenção Psicossocial, que precisam ser ampliadas. Temos que realizar o credenciamento das comunidades terapêuticas, que em muitos casos vivem por conta própria ou com doações", explicou.

O Estado brasileiro, acrescentou Ságuas Moraes, não precisa montar uma rede de casas terapêuticas ou de apoio. "Existe a iniciativa de pessoas que já foram usuárias e que deixaram o consumo de drogas e hoje tocam esse trabalho. Basta que o Estado garanta o mínimo de financiamento para que essas comunidades terapêuticas possam atender a toda a população dependente química neste país", destacou.

O parlamentar petista disse ainda que, além disso, é necessário a reinserção social. "Por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, da repressão ao tráfico, por meio do Ministério da Justiça, e também da pesquisa e avaliação desses modelos, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia", sugeriu Ságuas Moraes.

Gizele Benitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário