BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Petistas defendem conscientização sobre meio ambiente


Em reunião nesta semana entre deputados, a ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente e representantes do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), eles ouviram a manifestação da ministra de que a agricultura familiar será protagonista da política ambiental. Uma das queixas do MPA é a ausência de políticas públicas dirigidas para a educação ambiental no campo, ponto em que a ministra reconheceu a necessidade de ampliar e fortalecer ações nessa área, propondo ao movimento que levem suas experiências e ideias para o Meio Ambiente.
Alinhados aos movimentos da agricultura familiar no país, os deputados Padre Ton (PT-RO) e Marcon (PT-RS), estiveram no encontro. Padre Ton disse à ministra que na região Norte o órgão fiscalizador do meio ambiente, o Ibama, é visto como o que somente promove a criminalização dos agricultores. "Eu avalio que é necessário levar mais conscientização sobre o meio ambiente, recursos e políticas públicas que possam ajudar nossos agricultores a produzir sem danos à natureza", disse o deputado.

Outro ponto da pauta que ganhou destaque no encontro foi a necessidade dos agricultores serem pagos pelos serviços ambientais prestados a partir da manutenção de Reserva Legal na propriedade. "É uma reivindicação justa. Ninguém quer atuar na ilegalidade, quer apoio, quer política do Estado", disse Izabella.

O deputado Marcon e Charles Reginato, do MPA de Santa Catarina, falaram sobre a necessidade de investimentos em tecnologia para o pequeno produtor. Marcon considera que há um mercado enorme no país para o produto orgânico, e a agricultura familiar tem o perfil para produzir em maior quantidade com os recursos da tecnologia.

A ministra Izabella Teixeira disse que a pasta está em processo de elaboração do Plano Nacional de Agroecologia, e espera contar com a agricultura familiar na apresentação de projetos com essa proposta.

Assessoria Parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário