BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Deputado defende participação popular na Reforma Política


Financiamento público das campanhas, lista fechada, fidelidade partidária e fim das coligações proporcionais foram os pontos debatidos durante a Plenária “Setoriais do PT e a Reforma Política”, realizada na noite de segunda-feira (09.05) pelo Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT-MT), em Cuiabá.

O presidente do PT-MT, deputado Ságuas Moraes, disse para cerca de 80 participantes da atividade que a reforma política não irá ocorrer sem a participação popular. “Precisamos fazer o debate com a sociedade junto aos movimentos sociais”, afirmou.

Ságuas lembrou que na Câmara, o relator do projeto de reforma política é deputado Rubens Otoni (PT/GO) e junto com Henrique Fontana (PT/RS) está propondo audiências públicas em todos os Estados para debater o assunto. “A expectativa é que ao menos uma audiência ocorra em cada Estado e assim possamos ouvir a sociedade sobre seus anseios”, completou Ságuas.

O secretario Nacional dos Movimentos Populares do PT, Renato Simões, lembrou que o governo Lula tentou por três vezes fazer a reforma política, mas as tentativas foram frustradas no Congresso Nacional. “Com o passar do tempo os temas mais significativos da reforma foram se esvaindo e transformou a proposta atual em uma mera reforma eleitoral”, criticou.

Ainda participaram da mesa, o deputado estadual Ademir Brunetto e a vereadora do município de Poconé, professora Maria Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário