BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Petistas são unânimes na defesa do financiamento público de campanha

Nos debates de terça-feira (12.04) na Comissão da Reforma Política da Câmara, deputados dos mais variados partidos defenderam a adoção do financiamento público e exclusivo de campanha no país.

Entre os parlamentares da bancada do PT, presentes a reunião, todos defenderam este modelo de captação de recursos. Para o relator da comissão, deputado Henrique Fontana (PT-RS), o atual modelo de financiamento, que combina recursos públicos e privados, não é o mais democrático, pois dificulta a independência dos mandatos e a eleição de candidatos com poucos recursos. "Com a adoção do financiamento público e exclusivo de campanha ficará mais fácil um parlamentar manter a independência, pois ele não terá que prestar contas ou pagar um favor a um financiador da candidatura", explicou.

Fontana disse ainda que o parlamento precisará enfrentar os questionamentos que irão surgir, sobre a viabilidade de custear campanhas políticas com recursos públicos. "Será preciso explicar à população que ela já paga as campanhas políticas, por meio dos recursos públicos repassados aos partidos através do fundo partidário, por exemplo", disse.

Segundo o relator, a população, ainda que indiretamente, também arca com os prejuízos causados pelo financiamento privado. "A sociedade sofre prejuízo quando paga, por meio dos impostos, por serviços e obras que, muitas vezes, são superfaturados. Isso acontece, por exemplo, quando governantes que receberam doações durante a campanha, retribuem o apoio durante a campanha eleitoral aumentando os custos das obras públicas", destacou.

publicada em: 13/04/2011 às 15:11, na categoria: Assessoria de Imprensa
Autor/Fonte: Informes do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário