BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 23 de março de 2011

Zeca Dirceu defende reforma e enfatiza voto em lista


Qua, 23 de Março de 2011 17:03

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) defendeu, em pronunciamento no plenário, mudanças no sistema eleitoral brasileiro. Para ele, o voto em lista, a fidelidade partidária e o fim das coligações proporcionais são alterações que vão permitir o financiamento público de campanha. "Para que, de uma vez por todas, tenha fim o vício, que tantos prejuízos têm causado ao nosso país, de a cada eleição o poder financeiro muitas vezes se sobrepor à vontade do eleitor. Esse modelo do poder do sistema financeiro é ultrapassado, sim, e não deve decidir o voto do eleitor e quem vai representar a população brasileira aqui no Congresso", disse o parlamentar petista.
Zeca Dirceu destacou a iniciativa do Partido dos Trabalhadores que no seu último congresso definiu como ação prioritária da reforma política o estabelecimento do voto em lista preordenada pelo partido.

"Ouço muitas vezes daqueles que não defendem esse tipo de mudança na lei eleitoral e no modelo político do nosso país, que o eleitor estaria sendo impedido de escolher seu candidato.
Discordo dessa tese, até porque, na lista preordenada constam, sim, os nomes de cada um dos candidatos. É uma ingenuidade imaginar que o eleitor iria votar sem levar em consideração quem é o primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto ou o quinto nome ordenado da lista. Claro que os partidos terão de aprimorar os seus meios democráticos de escolha dos seus candidatos ", defendeu Zeca Dirceu.

Gizele Benitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário