BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 4 de março de 2011

Discurso: Ságuas agradece inauguração da Caixa em Juína


No Plenário da Câmara dos Deputados, quarta-feira (03.02), o deputado federal Ságuas Moraes (PT) ressaltou a importante inauguração da Caixa Econômica Federal no município de Juína (740 km de Cuiabá), dia 28 de fevereiro, a agência da Caixa em Juína atende uma reivindicação antiga da população.

Segundo o deputado, trata-se da realização de um sonho de mais de 15 anos. “Quando assumi pela primeira vez a Prefeitura daquela cidade, que tem hoje 40 mil habitantes, iniciamos o processo de instalação dessa agência, juntamente com a Câmara de Vereadores, com organizações sociais do nosso Município e com os clubes de serviços. Isso ainda em 1997. Passados já 15 anos, agora, na comemoração dos 150 anos da Caixa Econômica Federal, fundada em 1861, tivemos o prazer de inaugurar essa agência em nosso Município”, disse.

O deputado agradeceu a presidenta da CEF, Maria Fernanda, ao Superintendente da Caixa em Mato Grosso, Ivo Zequim, e ao ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT). “Além de a Caixa ser o principal agente dos programas sociais do Governo, ela atenderá a população com créditos para a pessoa física e para a pessoa jurídica e com o pagamento de seguro-desemprego, FGTS, PIS e demais ações próprias da Caixa Econômica, que, ademais, é o banco da poupança do nosso País”.

Para Ságuas, a inauguração da Caixa beneficiará toda a região no entorno de Juína. “Vamos fomentar a indústria da construção civil, que será multiplicada muitas vezes com a chegada da Caixa Econômica a Juína, que, a propósito, atenderá também a população de Brasnorte, Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Colniza, Aripuanã, Rondolândia, de todo o Vale do Arinos, de Juara – para a qual vamos pleitear a instalação de uma agência própria, uma vez que se trata de uma cidade de 35 mil habitantes – de Novo Horizonte do Norte, de Porto dos Gaúchos, de Tabaporã. Duzentas mil pessoas serão atendidas pela unidade da Caixa Econômica no Município de Juína”, ressaltou.

Leia na íntegra o discurso:

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados. O tema que me traz aqui está intrinsecamente relacionado com o desenvolvimento econômico e humano de toda uma região. Trata-se da inauguração de uma agência da Caixa Econômica Federal no município de Juína, 740 quilômetros de Cuiabá, ao noroeste do Estado de Mato Grosso. Cidade de aproximadamente 40 mil habitantes, de acordo com o senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Juína é uma cidade em plena ascensão econômica. Prefeito por dois mandatos em Juína, eu me sinto contemplado com este pleito histórico da população. Está agência da CAIXA é fundamental para o zelo no cumprimento dos desafios de expansão regional e fortalecimento da economia local.

Quando assumi pela primeira vez a Prefeitura daquela cidade, que tem hoje 40 mil habitantes, iniciamos o processo de instalação dessa agência, juntamente com a Câmara de Vereadores, com organizações sociais do nosso Município e com os clubes de serviços. Isso ainda em 1997.

Passados já 15 anos, agora, na comemoração dos 150 anos da Caixa Econômica Federal, fundada em 1861, tivemos o prazer de inaugurar essa agência em nosso Município.

Agradeço à Presidenta da Caixa, Maria Fernanda, ao Superintendente da Caixa em Mato Grosso, Ivo Zequim, e ao ex-Deputado Carlos Abicalil, que foi nosso parceiro nessa luta — eu ainda era Deputado Estadual, e ele, Deputado Federal.

Além de a Caixa ser o principal agente dos programas sociais do Governo, ela atenderá a população com créditos para a pessoa física e para a pessoa jurídica e com o pagamento de seguro-desemprego, FGTS, PIS e demais ações próprias da Caixa Econômica, que, ademais, é o banco da poupança do nosso País.

Vamos fomentar a indústria da construção civil, que será multiplicada muitas vezes com a chegada da Caixa Econômica a Juína, que, a propósito, atenderá também a população de Brasnorte, Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Colniza, Aripuanã, Rondolândia, de todo o Vale do Arinos, de Juara, para a qual vamos pleitear a instalação de uma agência própria, uma vez que se trata de uma cidade de 35 mil habitantes também, de Novo Horizonte do Norte, de Porto dos Gaúchos, de Tabaporã. Duzentas mil pessoas serão atendidas pela unidade da Caixa Econômica no Município de Juína.

Enfim, temos motivo para muita alegria. Agradeço a todos que contribuíram para essa conquista: a sociedade de Juína, a Câmara de Vereadores, o atual Prefeito, Altir Peruzzo, à Vice-Prefeita, Josi Moraes, que é minha esposa, a todos que batalharam para que pudéssemos inaugurar essa agência da Caixa no Município.

Sr. Presidente, a outra alegria que eu tive foi receber o título de Cidadão Juinense. Moro na cidade há 19 anos, fui seu Prefeito duas vezes, e fui Deputado Estadual com base na região. Esse título já me havia sido outorgado desde 2004, no entanto, mesmo eu morando lá, nunca havia tido uma possibilidade de recebê-lo. Foi sugerido em projeto de lei do Vereador Ailton Barbosa de Oliveira, o popular Neguinho da 4, e recebido por mim esta semana, na Câmara de Vereadores do Município, que tem como Presidente o Vereador Antônio Munhoz Sanches, popular Tuna.

A homenagem me encheu de alegria, dada a nossa história de luta naquela cidade da região noroeste de Mato Grosso, da qual fui Prefeito antes de ser Deputado Estadual, Secretário Estadual de Educação e agora Deputado Federal, já não mais representando apenas a minha cidade de Juína, mas todo o Estado do Mato Grosso.

Estamos muito felizes por tudo isso, Sr. Presidente, e mais uma vez agradecemos o apoio de cada um dos Parlamentares desta Casa na luta em prol de um País melhor, mais solidário.

Muito obrigado.

publicada em: 03/03/2011 às 13:12, na categoria: Assessoria de Imprensa
Autor/Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário