BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Cassado por corrupção eleitoral, Eliene, discipulo de Riva, deve deixar a Camara Federal esta semana. Em seu lugar, assume Celcita Pinheiro.


Mas ele conseguiu se reeleger e pode voltar em fevereiro
29/11/2010 - 23:38:00

Estas pessoas ainda são tratadas como herois pela ala podre da política juínense

A luta contra a corrupção eleitoral não é fácil. As vezes, fica até dificil de entender tantos recursos, tantas reviravoltas nos processos. Mas é assim que a democracia brasileira vai se aperfeiçoando. Depois de anos e anos de convivencia com as práticas corruptas de muitos políticos, a sociedade mato-grossense, por exemplo, tem visto, nestes últimos dias, alguns desses senhores e dessas senhoras sendo alcançados pela Justiça. Riva, o político mais processado por corrupção, em Mato Grosso, está fora da Assembléia. Esta semana, a noticia que se tem é que Eliene Lima, deputado federal e, certamente não por acaso, parceiro de Riva no PP, também deve deixar a Camara Federal, no final do mandato conquistado em 2006.

Os processos de 2006, submetidos a Velha Justiça Eleitoral que nós tinhamos, demoraram esse tempo todo para serem julgados. Já que Riva e Eliene conseguiram se reeleger nestas eleições de 2010, e podem voltar a Assembléia e a Camara, em fevereiro, a expectativa dos homens de bem de Mato Grosso é que as denuncias de crime eleitoral em que são réus nesta mesma eleição de 2010 sejam julgadas desta vez com celeridade, antes que aconteça a diplomação dos eleitos, em 16 de dezembro próximo. Para que a Justiça se mostre realmente eficaz, não podem se repetir aqueles processos que, ao sabor do interesse dos poderosos, parece que nunca tem prazo para acabar.

É assim que Márcio Vidal, Rui Ramos, Saíto e os demais juizes eleitorais estarão fazendo sua parte dentro deste processo de depuração de nossa política e de continuado aperfeiçoamento de nosso Judiciário e de nossa Democracia. Riva e Eliene continuam por aí, pairando sobre nossas cabeças, mas hoje, pelo menos, temos o alento de que existe uma Lei da Ficha Limpa em vigor e, mais cedo ou mais tarde, esses senhores terão um encontro com o destino que eles mesmo construiram com suas práticas nem sempre expostas ao grande público como deveriam ser expostas pela grande midia.

O tempo da mutreta e das negociações por baixo do pano, no TRE, parece que vão sendo definitivamente superados. Há juizes sendo investigados pelo STJ por possivel envolvimento com venda de sentença no TRE. Aqueles que, no passado, lamentaram o fato da eleição do Padre Pombo ter descido rio abaixo, talvez possam, mais adiante, dizer que, apesar dos esperneios do Faiad e tantos outros defensores iludidos ou bem remunerados, a Justiça Eleitoral se debruçou com decisão, neste ano de 2010, sobre o caso de um candidato a governador que teria usado e abusado da máquina pública no sentido de garantir sua eleição, ao arrepio da Lei.

O Eliene esperneia. O Riva esperneia. Cabe a nós confiarmos na Justiça - e continuarmos vigilantes, em nosso próprio interesse e no interesse de toda a sociedade.

Pagina do E

Nenhum comentário:

Postar um comentário