BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

terça-feira, 1 de junho de 2010

Nove entre dez réus preferem Tourinho


ADEMAR ADAMS: "Penso que Tourinho Neto é um desencantado com o mundo jurídico e fez uma opção preferencial pelos corruptos, pelos criminosos e pelos ricos'

31/05/2010 - 10:00:00
Por Ademar Adams (foto)

Mais uma vez o desembargador federal Tourinho Neto livra da cadeia uma grupo de presos acusados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal de diversos crimes.

A sociedade vê, perplexa, que outra vez a polícia prende e a justiça solta. E não são ladrões de galinha, ou um furtador de barra de chocolate no supermercado. Todos são pessoas instruídas, da classe média, que teriam se organizado em quadrilha para sonegar impostos e praticar ações ilegais contra o meio ambiente.

A questão dos detalhes, firulas jurídicas, de uma frase infeliz do juiz Julier, nada disso tem importância. O argumento do Tourinho para soltar os presos também não tem importância alguma. Ainda que a ordem de prisão fosse perfeita, sempre há um jeito de conceder o habeas corpus. O cipoal de leis, jurisprudência e doutrina, dão margem para argumentos e fundamentos os mais diversos.

O cerne da questão é a atitude política do ato de soltar os presos. Eu nem penso como a maioria, que diz por aí que Tourinho é venal e vem sistematicamente vendendo decisões. Eu penso que o magistrado é um desencantado com o mundo jurídico e fez uma opção preferencial pelos corruptos, pelos criminosos e pelos ricos. Prefere abusar do seu jurisdictio, até com certa rebeldia. É um justiceiro invertido.

Por isso é que nove entre dez réus amam Tourinho e querem-no para apreciar seus pedidos.

Tourinho parece não ter nenhuma preocupação social, não lhe interessando a extensão dos delitos, o mal que tais crimes trazem ao país. Parece que a toga lhe pesa.

Dizer que Julier Sebastião da Silva praticou vendeta, que decretou prisões por questões políticas, importa em acreditar nas palavras de José Riva, um político desclassificado, que só pelo fato de ter os cargos que tem já é um escárnio para as pessoas de bem.

Quem Julier estaria querendo ajudar politicamente? O PT, em cujo partido foi filiado e que sempre o acusam de defender? Ora o PT está com Blairo e Silval, aliás, em cuja base está o PP de Riva...

Julier estaria querendo ajudar Pedro Taques? Para que, se o Taques está no PDT que não vai se unir ao PT nestas eleições. Iria ajudar Wilson Santos? A troco de que?

Quanto ao Procurador da República Mario Lúcio Avelar, que pediu as prisões, quem ele estaria defendendo politicamente? Ele já foi acusado de atacar o PT e até de ser tucano...

O que eu quero dizer com estas indagações, é que os fatos criminosos existiram. Está muito claro que a Sema foi usada e abusada pelos acusados. Até o ex-governador, o sacrossanto Blairo Maggi, apareceu numa gravação traficando influência. E ele não negou que teve aquele diálogo até agora...

Então, só porque há políticos envolvidos, eles não podem ser presos? Não é voz corrente que todos os políticos são ladrões e safados? Eu nem concordo com essa generalização, que todos sejam iguais. Mas se levantarmos a vida da maioria deles, descobriremos que seus patrimônios são incompatíveis com seus ganhos. E que depois de entrar na política ficaram ricos.

E por fim uma pergunta que ninguém respondeu: Riva e Janete não estariam divorciados? Se estiverem casados, a fazenda em questão não seria dos dois. O Riva então não seria co-réu dos crimes lá praticados?

Ademar Adams é jornalista em Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário