BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PC do B afasta Chaparral das atividades partidárias


De Barra do Garças - Ronaldo Couto
A direção estadual do Partido Comunista do Brasil (PC do B) resolveu substituir o presidente da sigla em Barra do Garças e punir o ex-prefeito Zózimo Chaparral com 120 dias de afastamento das atividades da legenda. A decisão foi tomada pela cúpula do partido em resposta à decisão do comunista em se posicionar favorável ao pré-candidato ao governo Wilson Santos(PSDB), contrariando o indicativo do partido que segue em aliança com Silval Barbosa(PMDB).

A plenária, que decidiu pela punição do ex-prefeito, aconteceu às portas fechadas na noite de quinta-feira (28) sem os holofotes da imprensa e com a presença do presidente estadual do PC do B, Miranda Muniz, que também evitou dar declarações sobre o assunto.

Quem falou em nome do partido foi o jornalista Antônio Borges Neto, conhecido Netão, que vai assumir a presidência da comissão provisória substituindo o líder comunitário Paulo Henrique, outro que foi disciplinado pela cúpula comunista.

Netão comentou que o PC do B é um partido histórico de mais de 80 anos e faz parte da aliança nacional que elegeu o presidente Lula, tendo como compromisso manter a aliança nacional em Mato Grosso, por isso está na coligação PMDB, PT e PR.

O jornalista informou que respeita a trajetória política de Chaparral, mas entende que o ex-prefeito não está acima do partido e precisa respeitar a decisão da sigla no estado, por isso, está sendo punido.

O líder comunitário Paulo Henrique saiu em defesa do ex-prefeito dizendo que a decisão foi muito pesada contra Chaparral e reclamou de alguns 'camaradas'. “Muitos destes que estão criticando o Chaparral participaram do governo. É o caso do ex-secretário Edvaldo e do próprio Netão”, desabafou.

Usando o termo de que a dose do remédio foi acima do que o paciente precisava, Paulo Henrique fez questão de lembrar que Chaparral nunca falou em nome do partido e sim no caso do seu apoio pessoal para o tucano Wilson Santos.

Chaparral decidiu apoiar Santos como retribuição ao gesto do tucano em 2008 que costurou a participação do PSDB no palanque do PC do B em Barra do Garças. Sobre essa ajuda, Netão recorda que o partido comunista esteve com Santos na disputa em Cuiabá e na opinião dele a dívida está paga.

Paulo Henrique alfinetou que por trás desta aliança com Silval está o interesse de alguns cargos que o partido está tendo e por isso a direção estadual está apertando para cima de Chaparral.

A plenária comunista em Barra decidiu que o partido terá um candidato a deputado estadual e o nome cotado é do ex-secretário Edvaldo. Outra situação de saia justa para Chaparral que já declarou apoio ao petista Odorico Kiko, pré-candidato deputado estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário