BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Institutos confirmam briga dura pelo Paiaguás e tendência de 2º turno


As três pesquisas feitas por institutos diferentes nos últimos 30 dias revelam uma briga acirrada pelo comando do Palácio Paiaguás e liderança, embora apertada e dentro da margem de erro, do governador Silval Barbosa (PMDB). Nesta quarta (12), o Diário de Cuiabá traz o resultado da Vox Populi, que aponta o peemedebista com 27% na amostragem estimulada, enquanto o ex-prefeito da Capital Wilson Santos (PSDB) aparece com 26%, em condição de empate técnico. O empresário Mauro Mendes (PSB) registra 14% das intenções de voto. Tanto a Vox quanto o Ibope, feitas no mesmo período, confirmam os números do instituto Mark, que, numa parceria com o RDNews, foi o primeiro a realizar o trabalho de campo, entre 16 e 21 de abril.

De acordo com os três resultados, se as eleições fossem hoje, haveria segundo turno, já que nenhum dos três principais concorrentes à sucessão estadual acumula mais de 50% das intenções de voto. A Mark realiza pesquisas há mais de uma década. Tem como proprietários os empresários Marco Polo e Bárbara Pinheiro. Referências nacionais, Ibope e Vox Populi pertencem, respectivamente, a Carlos Montenegro e Marcos Coimbra.

Pela Mark, Silval e Wilson estavam na casa dos 30 pontos percentuais em meados de abril. Figuravam empatados literalmente, com Mendes 10 pontos percentuais atrás. Já o Ibope, que fez a pesquisa em parceria com a TV Centro América (afiliada da TV Globo) entre 1º e 4 de maio, apontou uma ligeira vantagem do peemedebista sobre o tucano: 31% a 27%. Agora, a Vox Populi, apresenta percentuais similares.

Mesmo com o resultado na mesma linha da Mark, Ibope e Vox Populi, o pré-candidato tucano Wilson, que renunciou ao mandato de prefeito para concorrer ao Palácio Paiaguás, passou a questionar os números. Ele tem argumentado que, nas pesquisas internas cujos dados não divulga publicamente, aparece em melhores condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário