BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

terça-feira, 25 de maio de 2010

Dilma se diz responsável por grandes conquistas do governo Lula


Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação
Dilma durante sabatina com setor industrial em Brasília

Direto de Brasília
Luciana Cobucci
25 de maio de 2010

A ex-ministra da Casa Civil e pré-candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou nesta terça-feira (25) em entrevista coletiva após uma sabatina realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, que foi responsável por muitas das grandes conquistas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dilma se recusou a comentar resultados recentes de pesquisas que mostram o seu principal adversário, o tucano José Serra, se aproximando nos números de intenções de votos. Já em relação ao presidente Lula, disse reconhecer suas qualidades de líder e afirmou que pode seguir o modelo de governo deixado por ele.

"O presidente tem qualidades reconhecidas internacionalmente. Mas nesse processo tenho uma contribuição muito grande para o sucesso do governo do Lula. Coordenei os programas de governo, em alguns tive participação direta como o 'Luz para Todos', o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o 'Minha Casa, Minha Vida'... Eu fiz e sei como fazer", disse.

Relações com o Irã
Dilma elogiou o acordo feito entre Brasil, Turquia e Irã para o enriquecimento de urânio para fins médicos. Para ela, as relações entre Brasil e Irã são "virtuosas". "Acho que sob qualquer aspecto, as relações com o Irã são muito virtuosas. O Brasil não demonstrou ingenuidade. Representou uma busca efetiva na construção de relações que, independente das diferenças que estados tenham entre si, é possível construir o acordo e não o desacordo. Criar pontes e não criar muros. E isso é muito importante quando você considera a trajetória recente do mundo e o caso Iraque", afirmou a petista, que acrescentou não ver efetividade em possíveis sanções impostas ao Irã.

Dilma lembrou de outros passos da política externa brasileira e afirmou que, se for eleita, vai dar continuidade ao modelo praticado por Lula. "Acho que o Brasil fez um movimento correto ao se aproximar dos seus vizinhos da América Latina e fortaleceu o Mercosul. Desde 2003, estamos em aproximação com a África. Também temos forte parceria com Ásia, China, Coreia. Ampliamos a parceria com a Europa e Estados Unidos. Eu continuarei com essa política multilateral", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário