O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Ságuas Moraes (PT) atua firmemente para ajudar no fim do impasse envolvendo a prefeitura de Cláudia e os servidores da educação do município.
Há exatos 64 dias os trabalhadores estão em greve pela melhoria salarial e de condições de trabalho. Na última terça-feira (18) os profissionais rejeitaram a contraproposta do prefeito Vilmar Giachini (PMDB).
De acordo com o Sintep, os servidores da educação estão com salários retidos, os interinos são ameaçados de demissão e ainda há notificação individual dos concursados.
Desde segunda, 17 de maio, cem trabalhadores da rede municipal de ensino de Cláudia estão em Cuiabá buscando apoio da Assembleia Legislativa e do governo estadual para colocar fim ao impasse. O Sintep de Mato Grosso está dando todo o suporte necessário para a mobilização, como hospedagem, por exemplo. Vereadores do município também acompanham a comitiva de trabalhadores da educação de Cláudia.
Na sessão noturna desta terça, 18 de maio, o deputado Ságuas parabenizou os profissionais pela luta e reafirmou seu apoio à categoria. O parlamentar informou que a Secretaria de Estado de Educação já se colocou à disposição para assumir matrículas da rede municipal. “O ideal é que o município tenha 40% dos alunos e a rede estadual 60%, mas em Cláudia hoje ocorre exatamente o contrário”, pontuou Ságuas.
Mas, para o acordo ocorrer de fato, o parlamentar entende que é preciso deixar a vaidade de lado. “O governo de Mato Grosso, por meio da Seduc, está disposto a ajudar tecnicamente para colocar fim ao impasse, mas é preciso retomar o diálogo para que haja uma solução de fato”, ponderou Ságuas.
Vários deputados se colocaram à disposição para formar uma comitiva, para se for o caso, irem até o município de Cláudia para fazer a negociação pessoalmente com o prefeito Vilmar.
A expectativa é que ainda hoje haja uma definição sobre o assunto.
Creuza Medeiros
3313.6814/9972.8268
Nenhum comentário:
Postar um comentário