BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Abicalil é o único de MT a figurar entre 100 cabeças do Congresso


Marcia Matos
O deputado federal Carlos Abicalil (PT), que está no segundo mandato e hoje sonha em se tornar senador, é o único dos 11 membros da bancada mato-grossense, na lista dos “Cabeças do Congresso”. A relação anual foi divulgada nesta sexta (28) pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). No mapeamento das principais lideranças entre deputados e senadores do país, Abicalil aparece no grupo dos parlamentares em ascensão. Assim, o que se vê é que sua briga com a senadora Serys Marly (PT) não trouxe reflexos à imagem de líder nato.
A lista destaca aqueles que vêm recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se livrado de forma "diplomática" delas. Também fazem parte da categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Congresso. Integram esse grupo, ainda, os deputados ou senadores que já fizeram parte dos “cabeças” mas, por razões circunstanciais, perderam interlocução.

A relação elaborada pelo Diap utiliza cinco categorias nas quais um parlamentar pode se enquadrar. São classificados como debatedores, articuladores, organizadores, formuladores, negociadores e formadores de opinião. O Diap não revela em qual destes grupos estaria Abcalil, mas conforme as características analisadas, o petista poderia se encaixar no grupo formadores de opinião. Os parlamentares que compõem este grupo seriam discretos na forma de agir, evitando se expor em questões menores do dia-a-dia do Legislativo. Preferem as decisões de bastidores, onde exercem real poder. Constituem a elite do Poder Legislativo, embora não precisem, necessária e institucionalmente, estar em postos-chave, como liderança formal ou Presidência de uma das Casas do Congresso. São os que se pode chamar de líderes de alta patente, respeitados e legitimados pelo grupo ou corrente política que lideram.

A lista das 100 principais “cabeças” aponta que o PT é o partido com maior representação na elite do Congresso, com 22 parlamentares. Em segundo lugar está o PMDB, maior partido e com a maior bancada na Câmara e no Senado, conta com 14 parlamentares na lista. Estão listados 69 deputados e 31 senadores. Mas nenhum é mato-grossense.

A bancada federal de Mato Grosso é composta pelos deputados federais Carlos Abicalil (PT), Carlos Bezerra (PMDB), Eliene Lima (PP), Homero Pereira (PR), Pedro Henry (PP), Thelma de Oliveira (PSDB), Valtenir Pereira (PSB) e Wellinton Fagundes (PR), além dos senadores Gilberto Goellner (DEM), Jayme Campos (DEM) e Serys Marly (PT). Fora Abicalil, nenhum destes parlamentares conquistou uma vaga na lista dos "cabeças" de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário