BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Abicalil e Lula participam da 4ª CNCTI


O vice-líder do Governo no Congresso Nacional, deputado federal Carlos Abicalil (PT), acompanhou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura da 4ª Conferencia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que começou quarta-feira (26.05), em Brasília.

Coordenada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do órgão, a conferência tem como objetivo central a elaboração de diretrizes para a consolidação de um Sistema Nacional articulado que promova a efetiva cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal, para consolidar a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I).

Segundo Abicalil, o Governo está concluindo o primeiro Plano de Ação da área, chamado de PAC da Ciência, que conseguiu triplicar os recursos orçamentários para investimentos no setor. “Estas ações tiveram o envolvimento inédito que tem mobilização desde a educação básica, com incentivo a capacidade inventiva de jovens – como as olimpíadas de matemática e ciência –, bem como um novo despertar do setor empresarial brasileiro para um patamar que alcançaremos em breve”, disse.

Abicalil destaca que o Governo está com forte investimento no segmento, com mais três centros de pesquisa, sendo um deles no Pantanal, no Estado de Mato Grosso. Ele lembra que a definição do centro se deu há dois anos e na quarta-feira (26), o presidente Lula encaminhou mensagem ao Congresso Nacional. “Deste modo teremos na diversidade, biomas e capacidade, portanto, ações que levam a biodiversidade como uma riqueza nacional, bem como investimentos que levam para além da verticalização da produção. Assim podemos sair da condição de exportadores majoritariamente de apenas commodities”, explicou.

Ainda de acordo com o parlamentar, o presidente Lula tem correspondido à necessidade manifestada pela chamada sociedade do conhecimento. “O Governo tem correspondido em um patamar de relevância de investimentos e da produção cientifica e tecnológica do país”, enfatizou.

A Conferência contou com a presença de parlamentares, ministros, analistas, pesquisadores e empresários para debater e formular propostas para que se consolide, nos próximos dez anos, uma Política de Estado em Ciência e Tecnologia com foco no desenvolvimento sustentável.

Programação – Na quinta-feira (27), os convidados participaram de solenidade comemorativa dos 25 anos do Ministério de Ciência e Tecnologia. A sessão de encerramento, sexta-feira (28), fica por conta da palestra "Um olhar para o futuro", de Sérgio Mascarenhas.

A conferência pretende avaliar a ciência produzida no Brasil nos últimos anos e o resultado do Plano de Ciência Tecnologia e Inovação, além de criar uma política sustentável para setor nos próximos 10 anos.

Com vasta programação de debates e palestras, a conferência tem ainda a participação do mais alto oficial do governo canadense na área de ciência, o presidente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Canadá, Howard Alper, que apresentará as experiências canadenses de políticas de inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário