BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Na Exponegócios, empresários já movimentam mais de US$ 1,2 mi


Patrícia Sanches
O Encontro Internacional de Negócios, Exponegócios MT-2010, realizado no Sesi Clube de Cáceres (MT), reuniu empresários de diversos países para a troca de informações. A ideia é promover a aproximação comercial pela rede de contatos e a troca de informações para suporte a futuras transações entre Brasil, Bolívia, Peru, Chile, Paraguai. Dados parciais revelam que durante o evento já foram feitos negócios que somam US$ 1,2 milhão. "É a primeira vez que participamos, não sabia que era importante para a elaboração de nossos produtos. Hoje sabemos o que o mercado procura", pontua a diretora-presidente da Cooperativa de Produtores de Pau de Balsa de Mato Grosso, Maria Elizete Pinheiro. Após troca de experiências, ela já fechou negócio e vai exportar painéis de isolamento térmico e acústico e embalagem de presente para garrafas de duas empresas bolivianas e outras duas outras peruanas. Fundada em 2009, a cooperativa tem 50 associados.

O diretor presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto avalia que a saída de brasileiros da linha de pobreza e crescimento das classes sociais possibilitou um mercado de necessidades básicas e ativação de negócios. Uma das formas de colocar em prática o comércio entre os países, disse, foi o lançamento do Estudo Rota Logística Rotas do Pacífico entre os países. Entre as propostas do documento está a ligação terrestre, por exemplo, de Cuiabá-Porto Velho-Rio Branco e o Pacífico pela rodovia peruana Interoceânica. Por meio deste caminho fica mais fácil escoar os produtos do Estado e fomentar as exportações.

Na rodada de negócios participaram 12 segmentos, onde se inscreveram para apresentação de produtos e estreitar relacionamento 30 vendedores e 50 compradores dos países. O prefeito de Cáceres, Tulio Fontes, ressaltou a
importância do trabalho de orientação para o comércio exterior. Durante o evento, ele relatou uma viagem entre Cuiabá, Cáceres até os Andes peruanos de um grupo de 40 empresários. "Entendi e outros também entenderam que o caminho da união dos povos da América do Sul passaria pelo que trilhamos em 1993". Para ele, desde então, houve muito avanço e a união dos países fará com que a economia seja fortalecida. O Exponegócios foi organizado pelo Sebrae e Secretaria estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, numa parceria com a Facmat, Famato, Fecomércio e Fiemt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário