BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Brasil quer mostrar imagem do país além de samba e futebol na Expo 2010


O Brasil quer mostrar aos chineses a imagem do país além do samba e do futebol com o pavilhão brasileiro na Exposição Universal de 2010, que será inaugurada em Xangai neste sábado, explicou hoje o comissário geral-adjunto do pavilhão, Ricardo Schaefer, em entrevista à imprensa.

Dessa maneira, o pavilhão brasileiro centrará sua agenda principalmente na organização de seminários de negócios que divulguem as oportunidades de investimento do país.

Para isso, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) organizará cinco fóruns no evento: "Tecnologia da Informação e Inclusão Digital", "Ciência, tecnologia e inovação", "A energia que move o país", "Investimento no Brasil" e "Água para o desenvolvimento".

O pavilhão brasileiro, uma construção de 2 mil metros quadrados alugada pela organização do evento, foi desenhado pelo arquiteto Fernando Brandão. O prédio possui vigas de madeira brasileira de cor verde, que representa as florestas do país e é inspirada na "Cadeira Favela" dos irmãos Campana, desenhistas brasileiros.

A presença brasileira, sob o lema "Cidades pulsantes: sinta a vida das cidades brasileiras", está dividida em quatro salas, a primeira das quais servirá de sala de espera.

Após entrar por ela, os visitantes chegarão ao salão de "Cenas Urbanas Cotidianas", que mostrará através de um mosaico virtual vídeos sobre diversidade humana, turística e gastronômica do país, além de imagens das cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014.

Na zona seguinte do pavilhão, o "Salão da Alegria Brasileira", serão mostradas imagens de futebol e vôlei, assim como do Carnaval e de outras festas com efeitos de som que buscarão ambientar o visitante no Brasil.

O salão principal da exibição será o "Cidades Pulsantes", onde o visitante se verá rodeado por quatro telas que projetarão cenas da vida diária de quatro cidadãos brasileiros.

Na mesma área se encontra o "Corredor da Diversidade", com um jogo interativo para que os visitantes conheçam a variedade étnica de pessoas que convivem no país.

Muito perto haverá a área das "Melhores Práticas Urbanas" que, também com apresentações interativas, explicará mais de 100 políticas de desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras.

O pavilhão contará com o "Corredor da Sustentabilidade e Inclusão Social", no qual serão mostradas as práticas sociais e de proteção de meio ambiente das empresas patrocinadoras do pavilhão. A visita se completa com a área do Turismo e da Copa do Mundo, com duas telas táteis que apresentarão 90 destinos turísticos do Brasil.

Aqueles que estiverem aguardando para entrar no pavilhão, que estima 7 milhões de visitas nos seis meses do evento, poderão jogar através do celular um jogo de futebol virtual nas telas do exterior do prédio.

Entre os eventos culturais previstos pela organização, haverá uma série de espetáculos e shows de samba pelas mãos do coreógrafo Carlinhos de Jesus, aos quais se somará a visita do escritor Paulo Coelho e do cartunista Mauricio de Souza, autor dos gibis da "Turma da Mônica".

No dia nacional do Brasil na Expo de Xangai, 3 de junho, está previsto um show do músico Carlinhos Brown e da cantora Mart''nália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário