BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Genoíno defende Constituição Federal e democracia

O deputado José Genoíno (PT-SP) concedeu entrevista coletiva logo após tomar posse nesta quinta-feira (3) na Câmara, destacando temas como democracia, respeito às instituições e obediência à Constituição Federal.
 
De maneira muito tranquila, o deputado fez questão de responder a todas as perguntas feitas pelos jornalistas. O parlamentar deixou claro que respeita a constituição, valoriza a democracia e que “mesmo não concordando, sempre vai acatar as decisões legitimamente tomadas pelas instituições”.

De volta à Câmara, o deputado fez questão de esclarecer que assume com o mesmo compromisso com que exerceu seus mandatos anteriores. “Sou movido pelos sonhos e pelas causas”, disse o parlamentar, enfatizando a característica de sua ação no Parlamento com “um mandato de ideias, de participação ativa e de negociação em prol da democracia”.

Genoíno ressaltou ainda que a democracia é uma conquista da sociedade e precisa ser preservada, lembrando que a Constituição atual – da qual teve “a honra de participar da elaboração” – é fruto da luta e do esforço de muitos cidadãos e completa agora 25 anos de sua promulgação.

Durante a entrevista, o deputado leu várias vezes o inciso 57 do artigo 5º da Constituição, que estabelece claramente que ninguém pode ser considerado culpado até o transito em julgado e alertou para que ninguém assuma papéis incabíveis. “Eu não tenho competência para julgar e condenar ninguém. Espero que os senhores deixem a competência do julgamento e da condenação para quem é devido”, disse, fazendo referência à Ação Penal 470.

Genoíno afirmou que já viveu os dois lados da política – a poesia e o sangue – e que espera que a verdade apareça mais cedo ou mais tarde: “tenho a consciência serena dos inocentes e tenho as condições políticas para exercer o cargo”, enfatizou, deixando claro que pretende viver o mandato “dia após dia”.

O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), recepcionou os novos deputados e acompanhou a entrevista juntamente com os deputados Ricardo Berzoini (PT-SP), Sibá Machado (PT-AC) e José Mentor (PT-SP). Também esteve presente na posse e na entrevista o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas.

(Jonas Tolocka - Portal Informes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário