BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Em reportagem, Veja aponta Riva como um campeão de processos

Gabriela Galvão

O destaque para os mato-grossenses na Revista Veja que chegou às bancas neste fim de semana foi a reportagem de uma página estampando o presidente da Assembleia Jose Riva (PSD) e suas centenas de processos. “O currículo do deputado só perde em extensão para um item de sua biografia: a sua ficha corrida”, diz o repórter Kalleo Coura, ao revelar para o Brasil, o que no Estado não é novidade para ninguém. (foto da internet)

A reportagem lembra dos 102 processos por improbidade administrativa, das 20 ações penais e dos tantos outros inquéritos a que o social-democrata responde. Segundo Kalleo, Riva é considerado “o maior ficha-suja do país” pelo Ministério Público, mas é beneficiado pela lentidão da Justiça.

Veja relembra casos como a cassação de mandato que o deputado chegou a enfrentar por denúncia de compra de votos em 2006 e posteriormente conseguiu reverter no Tribunal Superior Eleitoral. Também fala das quatro ações de improbidade em que já foi condenado e recorreu, além da suspeita de desvio de quase R$ 400 milhões do Legislativo que estaria acontecendo desde 1998.
Outro ponto ressaltado pela revista é a influência política de Riva, que desde o primeiro mandato como deputado se reveza como presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora. A reportagem traz ainda um depoimento anônimo de um ex-chefe da Casa Civil, que diz que o político transformou a Assembleia num “balcão de negócios de tal sorte que ninguém contesta. Tem ascendência sobre quase todos os deputados e é mais influente que o governador”.

Por fim, o repórter cita fatos conhecidos por todos os mato-grossenses como a acusação de que seu filho José Geraldo Riva Junior seria funcionário-fantasma do Tribunal de Justiça e acabou exonerado, a acusação de crime ambiental e exploração de trabalho escravo que pesa sobre sua esposa Janete Riva e os cargos que o parlamentar distribuiria a filhos de desembargadores para se manter influente no judiciário. “A dúvida é até quando ele conseguirá manter-se impune, escapando da Justiça e da Lei da Ficha Limpa”, finaliza Kalleo.
 
Outro lado

O deputado José Riva afirmou que a reportagem da Veja é encomendada. Segundo ele, o conteúdo tem cunho político, utilizando denúncias requentadas e já esclarecidas.

Eis, abaixo, a reprodução da reportagem da revista Veja desta semana, publicada na página 84
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário