BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Economia acelera até o fim do ano, diz presidente do BC

Economia acelera até o fim do ano, diz presidente do BCO presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, se mostrou otimista com o desempenho da economia brasileira ao participar de um congresso de concessionários de veículos nesta sexta-feira (17), em São Paulo.

"A economia irá acelerar no segundo semestre do ano devido a dados recentemente divulgados do mercado de trabalho, de vendas no varejo e também indicadores mais amplos", declarou. Nesta sexta-feira (17), o BC divulgou o o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado a "prévia" do PIB, com alta de 0,75% em junho sobre maio.

O resultado do IBC-Br foi divulgado dois dias depois do governo lançar um programa para estimular a atividade econômica com a primeira etapa de um novo pacote de concessões para incentivar investimentos na infraestrutura do país.

Outras medidas, como o desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, adotado em maio, tiveram como meta estimular a economia. "Os efeitos dos estímulos ainda não se manifestaram plenamente sobre as atividades, mas a economia vem parcialmente respondendo a eles e essa resposta tende a se aprofundar", avalia Tombini. No caso dos automóveis e comerciais leves, foi registrado recorde de vendas para os meses de junho e julho.

O IPI baixo começou a valer no fim de maio e deverá terminar no próximo dia 31. Nesta sexta, o ministro da Fazenda Guido Mantega disse que ainda vai avaliar o efeito do IPI baixo para decidir sobre uma eventual prorrogação da medida.

Crédito Ao falar sobre crédito no XXII Congresso Fenabrave, o presidente do BC diz que vê margem para ampliação da oferta. "As instituições bancárias tem capacidade financeira para ampliar a oferta de crédito. O sistema financeiro nacional apresenta adequada liquidez", declara Tombini.

Para ele, o aperfeiçoamento do sistema de avaliação de riscos e o melhor compreendimento do perfil dos clientes permitirão que os bancos ampliem concessões de crédito com segurança. "O endividamento da economia brasileira não é elevado quando comparado com outras economias e as dívidas são de mais curto prazo, no momento", afirma. "As últimas informações disponíveis falam da retração da inadimplência no país. No que se refere ao financiamento de veículos, as concessões realizadas desde o segundo semestre de 2011 apresentam menores níveis de inadimplência."

No último dia 8, a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef) divulgou que a inadimplência no financiamento de carros recuou após 17 meses de alta, encerrando junho em 6%. Segundo a entidade, durante o 1º semestre deste ano, 52% das compras de veículos foram realizadas com pagamento financiado.

Inflação: Tombini acredita que o crescimento econômico virá sem pesar na inflação. "Esse cenário de crescimento irá se materializar em um ambiente de preços sob controle, com inflação convergindo para a meta, embora essa convergência não seja um consenso linear", afirmou. Para 2011 e 2012, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário