BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

terça-feira, 5 de junho de 2012

Márcio Macêdo (PT-SE): Comissão prioriza debates para Rio +20

Márcio Macêdo quer avaliar o desenvolvimento sustentável "que foi construído lá atrás, 20 anos atrás".

A Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas do Congresso tem priorizado o debate sobre a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro.


Nesta terça-feira (5), o colegiado realiza audiência pública para debater a segurança alimentar e nutricional no contexto do desenvolvimento sustentável e da mudança do clima e a desertificação e mudança do clima: ações de prevenção e adaptação no semiárido nordestino.

O debate acontece às 15h, na Ala Alexandre Costa, sala 9, no Senado Federal.
“A agenda tem contado com a participação intensa dos deputados e senadores, de organizações não governamentais, do Poder Público nas três esferas da Federação, entre outros. Após a Rio+20, vamos debater temas diretamente relacionados às mudanças climáticas no País e no mundo, em várias regiões do Brasil”, afirmou o presidente da Comissão, deputado Márcio Macêdo (PT-SE).

“Esse é um novo momento e temos que avaliar esses 20 anos de ação política e social, a partir dos conceitos do desenvolvimento sustentável, no que foi construído lá atrás, 20 anos atrás. E agora desse novo momento da Rio + 20 que introduz o conceito da economia verde e traz para o pilar ambiental e econômico o social que eu acho que é uma modelagem importante para que hajam políticas públicas que possam estar inseridos nesse novo conceito de economia verde com desenvolvimento sustentável com os pilares de ambiental, econômico e social”.

Participam do debate: o Diretor da Coordenação de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Carneiro Campello; o Conselheiro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da Presidência da República, Edélcio Vigna e um representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

No Rio - Márcio Macêdo destacou ainda, os debates promovidos pela Comissão Mista na Rio+20, que deve reunir mais de 100 chefes de Estado, em junho, no Rio de Janeiro. O primeiro vai abordar o papel das políticas públicas do País acerca das mudanças climáticas. Será no dia 19 de junho às 15h30, no Pier Mauá, no centro do Rio. O segundo debate será sobre a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), no dia 21 de junho às 16h, no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca.

(Ivana Figueiredo - Liderança do PT na Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário