BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Lula com o presidente da França e com Dilma na Rio+20

Lula, presidenta Dilma e o secretário-geral da Rio+20 Sha Zukang. 

 O presidente Lula participou da abertura da Conferência Rio+20. Antes da cerimônia, onde a presidenta Dilma discursou, Lula se encontrou ela e com o secretário-geral da Conferência, Sha Zukang.

Lula encontrou-se também com as ministras Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, e Izabela Teixeira, ministra do Meio Ambiente.

Pela manhã, ele teve um encontro com o presidente da França, François Hollande. 

Além de conversarem sobre desenvolvimento sustentável, tema da Rio+20, eles debateram a crise financeira e o papel das esquerdas europeias e latinoamericanas na definição de alternativas políticas e econômicas para a superação das dificuldades criadas por décadas de domínio de políticas conservadoras.

Hollande em sua campanha defendeu copiar a fórmula "marolinha" para a França e para a Europa

Lula reiterou sua opinião de que políticas de austeridade não são suficientes para resolver os problemas que a Europa acumulou nos últimos anos. Ambos concordaram que é preciso propor medidas corajosas e vencer os desafios sociais, políticos e econômicos que se colocam ao mundo: resolver a crise do emprego, combater a pobreza e dar à juventude esperança de futuro.

O presidente francês elogiou os governos progressistas da América Latina, que adotaram medidas para a superação da crise sem comprometer o crescimento e distribuindo renda. Lula, por sua vez, considerou que a vitória de Hollande abre uma nova perspectiva para a esquerda europeia, que deve aproveitar esse momento e rediscutir o seu papel no continente. (Com informações do Instituto Lula e fotos Ricardo Stuckert)


Nenhum comentário:

Postar um comentário