BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ex-presidente Lula evoca golpe tentado contra seu governo

O apoio popular levou a oposição a desistir de pedir o impeachment...
Image
Alfredinho, Lula e José Américo

"O PT era mais atacado do que hoje por grande parte dos políticos da oposição e por uma parte da imprensa brasileira. Na verdade era um momento em que tentaram dar um golpe neste país".

A afirmação foi feita pelo ex-presidente Lula ao evocar a crise política (chamada de mensalão pela mídia) enfrentada por seu governo em 2005, na cerimônia em que foi homenageado ontem à noite na Câmara Municipal de São Paulo. No ato ele recebeu o Título de Cidadão Paulistano, a Medalha Anchieta - comenda de mais alto grau conferida pela cidade - e o Diploma de Gratidão da capital.

Diante de cerca de 1.300 pessoas, um público superior ao que comportava o Auditório 1º de Maio da Câmara,local da homenagem, e ao esperado pelos organizadores do ato, o ex-presidente evocou aquele momento em que tentaram destituí-lo do governo por um golpe. Ele confessou que naquela época comparou-se a dois outros ex-presidentes brasileiros que não conseguiram completar seus mandatos.


Apoio popular reafirmado nas urnas um ano após a crise


"Eu não vou me matar como Getúlio (Vargas) e não vou fugir do país obrigado como o João Goulart (Jango). Só tem um jeito de  eles me pegarem aqui: é eles enfrentarem o povo nas ruas deste país", lembrou o ex-presidente, analisando, também, que a oposição só se intimidou, então, depois que ele recebeu apoio de movimentos populares. "Aquilo foi a coisa que mais a deixou (a oposição) com medo de continuar na luta pelo impeachment!".

O apoio popular ao ex-presidente foi reiterado pouco mais de um ano depois quando ele se reelegeu para um mandato de mais quatro anos no Planalto. Justiça seja feita, a Folha de S.Paulo é o único dos grandes jornais a registrar hoje esse trecho do discurso do ex-presidente.

O Globo e O Estado de S.Paulo, jornais que mais fizeram oposição para derrubar o segundo governo Vargas em 1954 e ambos entusiastas apoiadores do golpe militar de 1964 não reproduzem hoje uma palavra dessa fala do ex-presidente Lula.

A propósito, convidei vocês ontem para assistirem hoje a uma entrevista ao vivo do ex-presidente no Programado Ratinho, no SBT. Ele precisou adiá-la mais para o fim do mês e eu volto a conversar com vocês a respeito quando ela tiver nova data para ser levada ao ar.

Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário