BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dúvidas que todos têm, perguntas que todos se fazem...

ImageMarcos Maia - Presidenter da Câmara dos Deputados
  
Por que envolver o presidente Lula e por que Mendes demorou...
 
"Eu tenho dúvidas sobre o comportamento do ministro Gilmar Mendes. Há um questionamento sobre porque ele veio tratar deste assunto exatamente agora, depois de um mês da realização da reunião." A questão é suscitada pelo presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-SP) e por outros parlamentares ao analisar a versão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, sobre o encontro com o ex-presidente Lula no escritório brasiliense do ex-ministro Nelson Jobim.
"Eu não acredito - prosseguiu o presidente da Câmara - que o presidente Lula tenha expressado ou tratado o assunto (julgamento pelo STF da ação 470, chamada de mensalão) da forma como foi relatado pelo ministro, até pelo comportamento que o presidente teve em todas as oportunidades, em todos os casso que envolveram decisões do STF'.

Para o presidente da Câmara, "qualquer cidadão envolvido com a política, se se deparar com um ministro do STF, vai tratar sobre este assunto, vai perguntar, vai tentar entender, pelo impacto que se tem sobre a questão eleitoral".


Delegado contesta acusação do ministro Gilmar Mendes


Em entrevista ao Estadão hoje, também o delegado Paulo Lacerda, aposentado da Polícia Federal (PF), contestou as acusações do ministro Gilmar Mendes, de que quer "destruí-lo" e estaria assessorando o ex-presidente Lula e o PT. "Eu não tenho nenhuma relação com partido político. Nunca tive e não tenho. E não presto assessoria nenhuma para o PT."

"Trabalho hoje na iniciativa privada - prosseguiu Lacerda -, na área de segurança privada (...) Não tenho mantido contato nenhum sobre esse assunto. Se o ministro falou isso, é porque está absolutamente desinformado sobre minha vida profissional e pessoal."

Ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e ex-adido de segurança na embaixada do Brasil em Lisboa, o delegado foi enfático: "se isso for verdade, ele (Gilmar ao acusar) está absolutamente desinformado. Não presto assessoria ao PT e a nenhum partido político. Não teria nada demais se prestasse, mas isso não é verdade. Sei que existe um jogo político aí. Eu não sou político.Lamento que o ministro tenha dito isso."


CPI não foi convocada para apurar relações de ministros do STF


Líder da bancada do PT na Câmara, o deputado Jilmar Tatto (SP), por sua vez falou sobre a questão levantada pela oposição, de o ex-presidente Lula depor na CPI do Cachoeira sobre sua conversa com o ministro Gilmar Mendes.
"Não acreditamos - destacou o líder - que Mendes nem nenhum integrante do Supremo esteja ligado ao crime organizado de Carlinhos Cachoeira. E a CPI não foi instalada para apurar possíveis desvios de contuda de ministros do Supremo, mas, sim, para desbaratar o crime organizado de Cachoeira. Quem alimenta esse tipo de polêmica quer desviar o foco da CPI e vamos dar um basta nisso".

Secretário nacional de comunicação do PT, o deputado André Vargas (PR), também falou de suas dúvidas sobre o problema. "Estranha a versão de Mendes sobre o encontro. E por que ele só divulgou essa conversa (inicialmente para a revista Veja) um mês depois, às vésperas do depoimento de Demóstenes Torres no conselho de Ética?".

Sobre este assunto leiam, também, o Destaque do dia
Presidente nacional do PT, Rui Falcão, convoca militância a defender ex-presidente Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário