BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Indígenas vem a Funai de Juína em busca de ajuda

Foto: Vincent Carelli/Vídeo nas Aldeias/Divulgação

A pesca com barragens é parte do ritual agora protegido como patrimônio imaterial dos enawenê nawê, em Mato Grosso. (Foto: Vincent Carelli/Vídeo nas Aldeias/Divulgação)


Índios da etnia Enawenê - Nawê  estiveram reunidos na Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em Juína na manhã desta quinta-feira (05.04) com o objetivo de reivindicar  apoio às autoridades em âmbitos Municipal, Estadual e Nacional.
 
Os índios afirmaram que está faltando peixes nos Rios da Região e isso pode trazer sérios danos aos mais de 600 Enawenês.

Daliyamase Presidente da Associação dos índios Enawenê-Nawê mostrou preocupação com esta situação.

Ele explicou que anualmente ocorre um ritual de pesca com barragem chamado de  “Yankoa”  e após um sinal da natureza através de uma  planta, os peixes pegos no ritual são defumados e levados para a aldeia.  Mas este ano, percebeu-se que não havia mais peixes nas barragens e eles não podem voltar para as aldeias sem os peixes, e por esse motivo veio a FUNAI em busca de ajuda financeira para aquisição de peixes e assim descerem para a aldeia.

O índio Daliyamase explicou que documentos já foram enviados a diversas autoridades e órgãos a fim de adquirir recursos para a compra dos peixes, e que aguardam uma resposta.

Antônio Carlos Aquino, Coordenador Regional da Funai,  afirmou durante entrevista  que  caso este ritual não seja concluído, haverá uma series de danos aos índios, como perseguições de espíritos, mortes e conflitos nas aldeias, conforme declarações feitas pelos próprios índios.

A FUNAI prometeu ajudar os indígenas para que esse problema seja solucionado.

Marcos Diperez

Nenhum comentário:

Postar um comentário