BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Economia é o centro e o foco da agenda do Brasil e da presidenta Dilma em Washington

Image
Foto: José Cruz/ABr

Na visita que inicia na manhã de hoje a Washington, a presidenta Dilma Rousseff aborda pela segunda vez em seus 15 meses de governo - a primeira foi quando da visita do presidente Barack Obama ao Brasil no ano passado - a agenda brasileira com os Estados Unidos.

É uma pauta composta de um conjunto de contenciosos comerciais e políticos, sobre a qual os dois países concordam em alguns pontos, mas na qual o que predomina são as discordâncias. Dissentimos em questões como, por exemplo, a invasão do Iraque ou o bloqueio econômico de meio século a Cuba, acrescidas nos últimos anos pela questão iraniana.

Aliás, nessa questão iraniana, e a despeito das distorçoes com que ela é apresentada, o que se discute de fundo e se decide de fato é o monopólio do desenvolvimento da pesquisa nuclear, do enriquecimento do urânio, que países podem e terão respeitado o seu direito de fazê-lo para fins pacíficos, científicos e de geração de energia.

É isto e não o desenvolvimento de armas nucleares, adesão e respeito - ou não - ao Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (NPT) elaborado em 1968, com o objetivo de deter a propagação de armas nucleares pelo mundo.


À presidenta Dilma interessa discutir a questão central do Brasil


Assim, esta primeira visita da presidenta Dilma a Casa Branca ocorre no momento em que vivemos uma agenda mundial deformada. Algumas ONGs e outras correntes de opinião querem que a presidente Dilma trate com o presidente Obama de questões como a Síria, o Irã e os direitos humanos, do contencioso, da visão diferente que tem sobre estes temas a diplomacia de cada um dos dois países.

Ainda que a questão siria, a iraniana e a dos direitos humanos ocupem um espaço exponencial na agenda mundial, nesta, o centro da questão é a crise econômica global e as soluções que a Europa e os Estados Unidos nos impõem e que ampliam a guerra comercial e cambial.

Nesta agenda da visita da presidenta brasileira a Washington, a questão central para nós é esta, a economia, ao lado, óbvio, de uma agenda já mais antiga, da defesa da  reforma das instituições multilaterais e do poder mundial que estabeleça um novo quadro de organizações que reflitam a ascensão da China, dos países emergentes e dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Esta é a questão central do Brasil. Todo o resto é secundário. E nossa presidenta a leva e a discute a capital norte-americana tendo muito presente que o centro da politica externa brasileira é o nosso projeto de desenvolvimento nacional, a integração Sul e latino-americana e, por consequência, nosso papel no novo mundo que surge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário