BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CPMI para apurar caso Cachoeira é protocolada com mais de 360 assinaturas de deputados e senadores

Líder do Partido na Câmara Jilmar Tatto (PT-SP) - Foto: Arquivo/PT

Bancada do PT apóia investigação e expectativa do líder Jilmar Tatto (PT-SP) é que ela seja instalada nos próximos dias


Líderes partidários na Câmara e no Senado protocolaram na noite desta terça-feira (17), na Secretaria-Geral da Mesa do Congresso Nacional, o requerimento para a instalação da CPI Mista para investigar as relações obscuras do contraventor goiano Carlinhos Cachoeira com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário,  além de segmentos empresariais, inclusive da mídia. O requerimento foi protocolado com mais de 300 assinaturas de deputados e mais de 60 senadores. O número mínimo exigido de assinaturas é de 27 senadores e 171 deputados.

De acordo com o líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), mais de 90% dos deputados da bancada assinaram o requerimento de apoio à CPMI. “Na bancada do PT foi um processo bastante simples para o recolhimento das assinaturas”, disse. Setenta e oito deputados do PT assinaram o documento.
Dois parlamentares da bancada não assinaram em função dos cargos que ocupam , deputado Marco Maia (PT-RS), pela sua condição de presidente da Casa e Arlindo Chinaglia (PT-SP), pela sua condição de líder do Governo.

A expectativa agora,  acrescentou o líder petista, é a de que a CPMI seja instalada nos próximos dias. “Agora teremos os trâmites regimentais para a conferência das assinaturas e depois a CPI Mista será instalada. A partir daí, haverá a indicação dos membros pelos partidos e deverá ser montado um plano de trabalho para as investigações, que vão aprofundar o que já foi apurado pelas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal e que envolvem o nome de Carlinhos Cachoeira”, disse Jilmar Tatto.

Sobre a indicação para a relatoria da CPMI, o líder petista reiterou que os 86 deputados da bancada do PT na Câmara “estão todos prontos para trabalhar e colocar a limpo essa grande maracutaia que teve como centro Carlinhos Cachoeira, como apurou a Polícia Federal”.

Regras

Com o requerimento protocolado será feita a conferência das assinaturas. Depois disso, uma sessão do Congresso é convocada para a leitura do documento. A partir daí, os líderes partidários terão prazo de 48 horas para indicar os integrantes e, só assim, a CPMI poderá ser instalada e iniciar os trabalhos.

Site Liderança do PT/Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário