BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Congresso inicia coleta de assinatura para CPMI do caso Cachoeira e líder defende investigação

liderJT1204A Câmara e o Senado iniciaram nesta quinta-feira (12) a coleta de assinaturas para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar as relações obscuras do contraventor goiano Carlinhos Cachoeira com os três níveis de poder, Executivo, Legislativo e Judiciário,  bem como com setores da mídia. A instalação da CPMI exige assinaturas de, pelo menos, 27 senadores e 171 deputados.
 
              Em entrevista coletiva no Salão Verde da Câmara, nesta quinta-feira (12), o líder da bancada do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), anunciou um acordo entre todos os partidos para o texto do requerimento para a criação da CPMI. “Há uma unidade da base do governo e da oposição no Senado e na Câmara, em função da gravidade do caso, que é o crime organizado engendrado na Administração Pública, no Estado brasileiro. Essa unidade é pela importância de aprofundarmos as investigações e fazer com que o crime organizado seja banido do Estado brasileiro, doa a quem doer. Esse é o espírito do PT e, tenho certeza, é o espírito dos outros partidos”, disse Tatto.

              Pelo requerimento, a CPMI vai investigar, no prazo de 180 dias, práticas criminosas desvendadas pelas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, com envolvimento do contraventor Carlinhos Cachoeira e agentes públicos e privados.

              O líder petista falou também sobre o comando da CPMI. “Estamos conversando ainda para fazer também de forma consensuada essa questão. A presidência da CPMI é possível que fique com o Senado e a indicação feita pelo maior partido daquela Casa, que é o PMDB. E a relatoria com a Câmara e, também, é natural que o maior partido, o PT, faça a indicação”, explicou Jilmar Tatto.

              A CPMI será composta de 15 senadores e 15 deputados e igual número de suplentes. O PT terá direito a integrar o colegiado com três titulares  e igual número de suplentes na Câmara e no Senado.

              A expectativa, de acordo com o líder do PT, é a de que a coleta de assinaturas necessárias deverá estar concluída até o início da semana que vem. A partir daí, o requerimento será protocolado na Mesa do Congresso Nacional e após a conferência das assinaturas, o requerimento será lido e, no prazo de 48 horas, serão feitas as indicações dos integrantes pelos líderes partidários para a instalação da CPMI.

              Carlinhos Cachoeira foi preso no dia 29 de fevereiro na operação Monte Carlo da Polícia Federal. Ele é acusado de explorar jogos ilegais e de montar uma rede de tráfico de influência que inclui vários agentes públicos.

              Gizele Benitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário