BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 23 de março de 2012

Sibá Machado é eleito presidente do Conselho de Assuntos Disciplinares do PT

Deputado Sibá Machado (PT-AC) vai presidir o CAD - Foto: Ricardo Weg/PT

Parlamentar do PT do Acre, que já presidiu o Conselho de Ética do Senado, foi escolhido por unanimidade pelos demais membros do CAD.

O deputado Sibá Machado (PT-AC) foi eleito nesta quinta-feira (22), por unanimidade, presidente do Conselho de Assuntos Disciplinares (CAD) do PT.

O CAD, criado pelo art. 70 do Código de Ética e Disciplina do Partido dos Trabalhadores, é encarregado de apurar disciplinarmente as violações aos princípios e regras estabelecidos pelo Código, e tem a missão de apurar fatos ou denúncias de forma preliminar que envolvam membros integrantes do Partido.

Em entrevista ao Portal do PT, Sibá Machado esclareceu as funções do Conselho. “O CAD (Conselho de Assuntos Disciplinares) é agora é uma instância do nosso partido que está entre a Executiva e o próprio Conselho de Ética. Ele não tem aqui a definição de querer substituir o Conselho de Ética, mas pode se adiantar aos fatos subsidiando os debates que a Executiva entender que sejam importantes e pertinentes”.

Para Sibá, a iniciativa fortalece a democracia interna. “Fortalece a democracia interna, fortalece muito também a situação das disputas das diversas instancias e que isto é normal desde a origem do PT e está garantido em no nosso estatuto. O partido avançou muito em relação aos outros partidos que hoje são quase 30 no Brasil e nós instituímos a eleição direta para as nossas instâncias, instituímos o direito de tendência, instituímos os espaços mínimos para que as pessoas possam expressar as suas opiniões e a sua legitima disputa de espaço. Assim sendo, nós vamos apenas é observar se isto está contido e respeitado dentro da formalidade do Partido dos Trabalhadores”, afirmou.

Sibá Machado presidiu o Conselho de Ética do Senado e é atualmente membro diretor do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

Os demais membros titulares do CAD são: Antonio Carlos Biscaia (RJ), Carlos Roberto Oliveira (SP), Denise Motta Dau (SP), Luis Cesar Bueno (GO), Maria Marinete Merss (SC) e Maria Regina Sousa (PI). Os membros suplentes são: Alberto Kopittke (RS), Florisvaldo Souza (PR), Iole Ilíada (SP), Morgana Eneile (RJ) e Roberto John (PI).

(Magela Ferreira e Adriano Lozado - Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário