BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 14 de março de 2012

“É preciso dar visibilidade a presença e as lutas das mulheres nestes séculos”, Janete Pietá (PT-SP) Mulheres na política ainda são pouquíssimas, afirma Janete Pietá

 (Foto Ricardo Weg - PT)

A deputada federal Janete Pietá (PT-SP) apresentou no início deste mês, na Câmara dos Deputados, tese sobre a participação da mulher na vida política, e os 80 anos do voto feminino no Brasil.


“A minha tese foi demonstrar que a mulher sempre participou, e que é preciso dar visibilidade a presença e as lutas das mulheres nestes séculos”, declarou.
A deputada em seu pronunciamento aproveitou a oportunidade para apresentar ao plenário um quadro sobre o paralelo entre a presença das mulheres na vida política nacional. De acordo com Janete, a Noruega tem um número representativo com 39,6 % da presença ativa das mulheres na política, sendo que de 169 parlamentares, 67 são mulheres.

Pietá lamenta que o Brasil ainda está muito aquém nessa relação. “Olha, o Brasil de 513 (parlamentares), nós somos apenas 45 eleitas, e isso equivale a 8,8%. Apesar do afastamento de alguns deputados para serem ministros ou secretários estaduais, nós estamos agora com o número de 48 (mulheres), mas mesmo assim é muito insignificante a representatividade das mulheres”.

Para finalizar, a deputada motivou os partidos políticos a incentivarem as mulheres a fazerem parte da vida política, não só em “lideranças de bairro” mais sim, para participarem “efetivamente do legislativo”.

“Então é muito importante que todos os partidos estimulem a discussão política e dêem condições para que as mulheres não sejam só lideranças de bairros, mas que as mulheres hoje, também busquem participar efetivamente do legislativo. Além também de serem excelentes militantes, levando para o partido as questões do ponto de vista do planeta, das necessidades de todos e especialmente das mulheres”, concluiu a petista

(Fabrícia Neves – Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário