BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 22 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Hoje é um dia muito especial para todos os habitantes do planeta Terra, comemora-se o DIA MUNDIAL DA ÁGUA. Infelizmente a maioria dos habitantes do nosso planeta trata muito mal o meio ambiente, a água. Além do desperdício nas residências, há um problema mais sério: Os rios, que estão sendo destruídos aos poucos, através da poluição, ou a falta de conservação desses. E o poder público? Poucos se importam, eles não estão nem aí com rios , árvores, o meio ambiente, e os poucos membros da sociedade que lutam pela conservação do meio ambiente são definidos como um "estorvo".

Da população mundial, segundo o IBGE, 1 bilhão de pessoas tem acesso a fonte de águas melhoradas, e 2,5 bilhões não tem saneamento básico(são as mais pobres).

Se a sociedade não definir a proteção do meio ambiente como prioridade, exigir de membros da sua família, do vizinho, da escola, do comércio,  e principalmente do poder público respeito pelos princípios ambientais , a sobrevivência no planeta terra estará comprometida num futuro próximo, pois até 2030, o consumo de água irá aumentar em 40%.  Se a população não souber utilizar a água hoje, o futuro será difícil para os futuros habitantes do planeta.

 


VEJA COMO ECONOMIZAR ÁGUA:
* Escovando os dentes: com a torneira fechada, claro! Você só precisa abrir na hora certa, quando vai enxaguar a boca. Assim, você deixa de desperdiçar até 80 litros de água.

* Na hora de lavar a louça, atenção: não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa e aproveite para enxaguar toda a louça de uma vez só! Com isso você pode deixar de desperdiçar até 100 litros de água! E, já que não custa lembrar, utilize sabão ou detergente biodegradáveis, que não poluem os rios porque se decompõem facilmente.

* Quando for lavar o automóvel, use um balde! Pode não parecer, mas enquanto um banho de mangueira de meia hora consome até 560 litros, usando um balde o gasto não passaria de 40. Viu só a diferença? Os maiores desperdícios a gente nem nota...

* Lavar a calçada com a mangueira também é um desperdício. Principalmente para quem aproveita para pôr as fofocas em dia enquanto molha o passeio... Por isso, na hora de lavar a calçada, também é melhor usar um balde, evitando-se um gasto que poderia chegar a 280 litros (quinze minutos de esguicho). Mas o melhor mesmo é usar uma vassoura, que dispensa água!

*Banhos longos gastam de 95 a 180 litros de água. Banhos rápidos economizam água e energia. E banhos de banheira usam mais água ainda, cerca de 200 litros.
                          
DADOS DA ÁGUA NO PLANETA TERRA: 97% da água da Terra são do mar, 1,75% são gelos e 1,24% são água que estão em rios subterrâneos. Sobram então 0,007% para consumo de toda a população de humanos, e os animais.


NÚMEROS DA ÁGUA NO BRASIL:  O Brasil estão 12% de toda água doce do planeta ; No Brasil estão 60% de toda bacia amazônica, ou seja, lá passa 20% do volume de água doce do planeta;  A região amazônica detém 73,6% dos recursos hídricos superficiais brasileira, e nesta mesma região há apenas 5% da população brasileira.
Assista abaixo um vídeo de um passeio pelo Rio Negro, até o encontro das águas, com o Rio Solimões. Estive lá em 2010.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS  DIREITOS DA ÁGUA: A ONU aprovou essa declaração para os seus membros seguirem. Conheça a Declaração Universal dos Direitos da Água:

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável
são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água
e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário